Franco da Rocha agora tem UPA 24 horas

No sábado (30), dia em que Franco da Rocha completou 69 anos, a cidade ganhou de presente uma UPA 24 horas. O ministro da Saúde Alexandre Padilha, esteve presente para prestigiar a cidade em seu aniversário e inaugurar o equipamento de saúde.

Para que a UPA 24 horas fosse instalada no município a Prefeitura precisou fazer adequações nas instalações do prédio exigidas pelo Ministério da Saúde. Entre as mudanças que aconteceram estão a rede de água, que era caseira e vivia em falta no Pronto Atendimento, que foi refeita e o problema foi sanado, instalações de copa e cozinha para funcionários, refeições para plantonistas, conforto médico, reformas nas instalações internas e externas, a sala de medicação foi equipada com macas e poltronas e funcionários identificados com crachás.

Além disso, a ala infantil foi completamente readequada, melhorando as condições de saúde do local e separando o atendimento infantil do adulto. Foi criada a sala de emergência, o isolamento infantil e cinco novos leitos de observação. Os cinco leitos de internação já existentes foram reformados e adaptados.

A principal mudança no Pronto Atendimento foi a implantação do serviço de classificação de riscos, onde um enfermeiro faz uma pré avaliação do paciente e classifica o grau de urgência de atendimento. São dadas pulseiras com diferentes cores que determinam a ordem em que serão atendidos. A urgência e emergência foi adequada com equipamentos e reformas.

Profissionais de diversas áreas da saúde e administrativo foram contratados para suprir o quadro de funcionários e a demanda da unidade. Em 2014, em parceria com a cidade de Cajamar, será implantado o serviço do SAMU e, também, a UPA terá um novo prédio.
A transformação da antiga Praça da Saúde (PA) em UPA 24 horas possibilitará a ampliação de recursos para melhorar a qualidade do atendimento na saúde da cidade.