Apartamentos da Vila Palmares serão entregues em abril

Os prédios da Vila Palmares, que foram construídos pelo PAR (Programa de Arrendamento Residencial) tendo a Caixa Econômica Federal como agente executor, estão em fase final de reforma e os primeiros apartamentos serão entregues já em abril. Fechadas por cerca de 10 anos, as unidades só serão entregues à população depois de uma negociação realizada entre a Prefeitura de Franco da Rocha e a própria Caixa Econômica. Os prédios Aroeiras e Araucárias possuem, juntos, 224 unidades.
Dentro desse programa, os apartamentos serão disponibilizados por menos de 1/3 do valor de mercado. No entanto, para que a população pudesse participar da seleção, uma série de requisitos foram estabelecidos pelo banco.
Houve dois momentos de inscrições, o primeiro foi destinado a funcionários públicos efetivos, ou seja, concursados, e policiais. No segundo momento foi aberta a oportunidade para a população em geral.
Os inscritos deveriam obedecer a 5 critérios, sendo estes 3 processos eliminatórios e 2 classificatórios. Os critérios eliminatórios são: Ter renda familiar bruta entre R$2 mil e R$3, 1 mil, que deveriam ser comprovados com holerite, extrato bancário ou declaração no caso de trabalhador informal; não ter nenhum tipo de restrição cadastral de CPF (SPC, Serasa, etc); e não ter tido nenhum tipo de financiamento de imóvel ou imóvel no nome. Os critérios classificatórios são: tempo de moradia no município e também composição familiar (maior número de filhos, idosos e deficientes, priorizando os mais necessitados).
Depois do período de inscrições foi dado início ao processo de seleção, ou triagem, que está acontecendo em 4 etapas. A 1ª etapa, ficou sob responsabilidade da prefeitura, que fez a avaliação social. Os que passaram por esta fase foram encaminhados para a segunda fase, de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, em que os CPF do titular e do cônjuge, foram consultados no que se refere a restrição financeira e ao Cadmut (cadastro nacional de mutuários), um cadastro geral, onde fica registrado todas as pessoas que já adquiriram um imóvel um dia. Após essa fase, seguiu-se para a terceira, que é a que está acontecendo agora, que é a fase de preenchimento do formulário para a proposta de financiamento. Aqui todo os documentos devem ser reapresentados ou atualizados. E a 4ª e última fase refere-se à resposta da Caixa, quanto ao financiamento, para que os titulares possam assinar o contrato.

O sorteio dos apartamentos será feito no dia 22 de março, a partir das 14h no local do Araucárias. No total, são 224 apartamentos, divididos em 2 condomínios, o Aroeiras e o Araucárias. Esta primeira chamada é para o Araucárias, que será entregue em abril. Os apartamentos estão divididos em 7 blocos, ou prédios.E o sorteio será feito dando prioridade aos idosos e aos deficientes, pois eles devem morar nos apartamentos térreos, por questão de mobilidade. Vale lembrar que o contato com os selecionados será feito via telefone. A data de assinatura do contrato será em uma data a ser definida pela Caixa.
Após todo esse processo, as chaves dos apartamentos serão entregues no dia 12 de abril, às 14 horas (sábado) no próprio local dos apartamentos, com possibilidade de mudança imediata.
Segundo a diretora de habitação da Prefeitura de Franco da Rocha, Ana Carolina Nunes, o rigor do processo é necessário, “ A prefeitura se empenhou muito para tornar o processo de seleção muito claro e rigoroso para garantir o acesso às pessoas que realmente precisem e queiram o 1º imóvel”. A prefeitura e a Caixa Econômica contarão com o apoio do Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para garantir a segurança da entrega dos imóveis.