Evento de Atenção à Saúde é realizado em Franco

O Dia Internacional é comemorado no dia 08 de Março, e para homenagear as mulheres franco-rochenses a Prefeitura realizou no sábado (08), o “Dia de Atenção à Saúde da Mulher”. O evento começou em frente a Casa de Cultura (antiga biblioteca), com diversas ações voltadas à saúde, com aferição de pressão arterial, glicemia, encaminhamento para mamografia, planejamento e prevenção (métodos contraceptivos), teste rápido de HIV e sífilis e controle de peso (cálculo IMC), distribuição de cartilha com informações sobre a Lei Maria da Penha e informações para o trabalhador sobre a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

O trabalho foi realizado pela equipe de Saúde do município e contou com o apoio do Colégio Técnico Brasília. Mais de mil pessoas passaram pelo local e realizaram algum tipo de atendimento. Para a moradora da Vila Irma, Magdalena Boschero o evento ajudou muito à população. “É muito boa essa atividade, fiz todos os testes e nem precisei pegar trem e ir pra São Paulo, fiz tudo aqui mesmo”, explicou.

A ação que foi realizada em parceria entre a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Políticas para as Mulheres agradou quem passou pelo calçadão e tirou uns minutos do dia para cuidar da saúde. “Bom demais esse evento, as pessoas deveriam aproveitar essas oportunidades. Vou fazer o encaminhamento da minha mamografia aqui hoje”, comemorou a moradora Maria da Silva, moradora do Parque Vitória.

O prefeito Kiko Celeguim esteve presente na atividade onde conversou com a população, além de distribuir mensagem em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e a cartilha explicativa sobre a Lei Maria da Penha. O vereador Eric Valini e a primeira-dama Paula Barreto também prestigiaram o evento.

O Dia de Atenção à Saúde da Mulher foi encerrado na noite de sábado, com o Vitrine do Som especial Mulher, que além de músicas trouxe um espetáculo circense para animar a noite franco-rochense.