Médicos do Provab chegam a Franco da Rocha

Franco recebeu na primeira quinzena de março, 4 médicos enviados pelo Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), para a redução de filas nos postos. Os 4 médicos começaram a trabalhar nesta semana nas UBS do Parque Vitória, Parque Lanel, Jardim Luciana e Vila Bela, para auxiliar nos atendimentos e reduzir as filas de espera.

Para os profissionais, é uma oportunidade para obter experiência, como disse o Dr. Hugo de Jesus Gallo Caminha,24, um dos 4 médicos que chegaram, “Está sendo uma experiência muito bacana, está sendo melhor do que eu esperava. Essa parte de saúde da família é a que eu gosto de fazer, por poder acompanhar os pacientes, atender na atenção primária é muito prazeroso por criar um vínculo com essas pessoas, e tornar-se médico daquela família, além disso estamos participando da parte de implantação do projeto. Acredito que ao final do projeto terei acumulado uma experiência muito bacana tanto quanto médico, quanto pessoa”. E para os moradores uma possibilidade para conseguir atendimento rápido.

Os profissionais contratados são recém-formados que, por um ano, além de prestar serviço à comunidade, também fazem um curso à distância uma vez por semana. O Dr. Hugo, explicou mais sobre o programa, “Um projeto similar aos Mais Médicos, mas voltado a médicos recém-formados, brasileiros e que moram no Brasil. Para estimular os médicos a entrarem no Provab, no final de um ano de trabalho, quando o médico prestar a prova de residência, o médico que participou do Provab tem uma pontuação extra na prova, uma ajuda”.

O programa ainda dá ao médico a opção de escolha da cidade, dentro das opções disponíveis que somam 6, entre elas capitais, áreas de extrema pobreza e regiões metropolitanas, por exemplo. Dr. Hugo, que é do Acre, escolheu Franco da Rocha por ser próximo a capital e próximo a Jundiaí, cidade onde ele faz um cursinho preparatório para a prova de residência.
O que mais atrai o doutor é trabalhar sem fazer um atendimento rápido e acompanhar o desenvolvimento desta família. “Aqui no posto temos um tempo bom pra atender cada paciente, por ser hora marcada, temos tempo pra se dedicar ao paciente, investigar se é um caso psicológico por exemplo, conversando com o paciente. Tenho expectativas muito boas”, finaliza o doutor Caminha.


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ACOMPANHE O BOLETIM DA DENGUE
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).