Fatec em Franco da Rocha sairá do papel

A população de Franco da Rocha começa a semana com uma boa notícia que ajudará a mudar a cara da cidade. Pela manhã da segunda-feira (24), o prefeito recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Rodrigo Garcia, juntos anunciaram que a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) de Franco da Rocha saíra do papel. O anúncio foi feito durante a cerimônia que foi realizada no local onde será construído o prédio, ao lado da Etec.

Durante o evento o secretário exaltou a participação da Prefeitura de Franco da Rocha para que a instituição seja instalada na cidade. “É uma alegria poder nessa manhã de segunda-feira, abrir a semana trazendo aqui para Franco da Rocha boas notícias. Quero agradecer a prefeitura pela parceria e pela forma como conduziu nesse último ano a construção da Fatec”, falou Garcia. Para que isso fosse possível a Prefeitura tomou a dianteira e financiou o projeto executivo, com investimento de R$ 146 mil, pulando etapas para que a construção se torne realidade. Das 40 unidades que foram indicadas pelo Centro Paula Souza para a construção de uma Fatec, apenas 6 serão construídas e Franco da Rocha é uma delas. “Nós estamos aqui num terreno que é de propriedade do Estado, que a prefeitura fez a cessão novamente para que o Estado pudesse realizar aqui a construção. E a prefeitura mais do que isso, foi quem custeou, bancou, pagou o projeto executivo da Fatec que agora nós anunciamos a licitação.” ressaltou o secretário Rodrigo Garcia.

A cerimônia contou com a participação de vereadores, de deputados e prefeitos da região que falaram sobre a conquista que beneficiará mais de 700 mil pessoas que moram também nas cidades vizinhas e alguns bairros da Zona Norte de São Paulo. “Essa é uma obra extremamente importante para região toda. Investir em educação profissional de nível técnico superior é estratégico para a região. Gostaria de cumprimentar o prefeito, que tem sido considerado extremamente resolutivo. Tudo que está meio enrolado, ele de forma bastante pragmática, vem resolvendo e assim está acontecendo com a questão da FATEC e tantas outras obras que vinham sem solução”, falou o deputado Estadual Beto Trícoli, durante o evento. O deputado Federal Jorge Tadeu, que há anos batalha pelo município teve participação nessa conquista e também ressaltou o trabalho da atual administração. “Várias pessoas se envolveram nesse processo, mas eu quero ressaltar o trabalho do prefeito que logo quando ganhou nos procurou e fez um pedido e esse pedido nós levamos adiante. Trazendo essa FATEC vamos mudar a cara da cidade.”

A licitação do prédio da Fatec será iniciada em abril e o início da construção está previsto para junho. A instalação da primeira instituição de nível superior na cidade contará com um investimento de aproximadamente de R$ 30 milhões, beneficiará não só Franco da Rocha, mas toda a região. A estimativa é que, no segundo semestre de 2016, a Fatec já esteja com alunos em seus corredores. Segundo pesquisa recente a cada 100 alunos formados pela Fatec 92 saem empregados. “Um investimento como esse é uma conquista de cada um de nós. A população de cada uma das cidades da região vai ter a oportunidade de construir um futuro melhor a partir da Fatec de Franco da Rocha”, disse o prefeito da cidade.

Após o anúncio da licitação o prefeito acompanhou o secretário Rodrigo Garcia e demais presentes para visitarem a Etec que recebe reforma em sua quadra e laboratórios. Além disso, obras para melhorar a acessibilidade também são realizadas.