Casa do Servidor, o espaço do servidor na Prefeitura

A Casa do Servidor é o cantinho do servidor dentro da Prefeitura, ainda é pouco conhecida pelos funcionários e foi inaugurada na atual administração para atender com mais respeito e atenção os seus servidores, em uma iniciativa inédita na região. O local tem por atribuição o desenvolvimento de estudos e procedimentos técnicos e humanos na área de saúde e no ambiente organizacional, visando a construção de ambientes de trabalho saudáveis e a promoção da qualidade de vida dos servidores e de seus familiares.
A Casa também tem a função de ser uma Ouvidoria interna para os funcionários, criando uma relação de confiança, com função de conciliadora, entre servidores e gestores. No caso de assédio moral, por exemplo, o funcionário terá todo o apoio necessário no local.

A valorização do funcionalismo público é uma nova ferramenta para que possamos melhorar a vida das famílias dos funcionários públicos. É um ganho imenso para aquele que precisa de um médico, de um psicólogo, treinamentos e grupos de apoio. No local há médico do trabalho às quartas e quintas, psiquiatra às sextas, assistente social, que também tem a responsabilidade de fazer visitas sociais e técnicos em segurança do trabalho, para orientar sobre a prevenção de acidentes. Nas próximas semanas a casa ganhará um novo serviço, os servidores ganharão atendimento odontológico 4 vezes por semana. Além disso, há um enfermeiro a disposição no caso de algum acidente de trabalho ou mal-estar que pode efetuar o primeiro atendimento.

Cabe a Casa do Servidor, promover a integração, o desenvolvimento e a capacitação dos servidores no sentido de potencializar suas competências, buscando a melhoria dos resultados. Ela planeja e estrutura as ações voltadas ao Sistema de Evolução Funcional e Plano de Carreira, visando sempre a excelência de seu desempenho, desenvolvendo palestras de segurança no trabalho como aconteceu com a de Lesão por Esforço Repetitivo, e de valorização como o Dia da Mulheres para as Servidoras.

Em breve também será disponibilizado cursos de formação e aperfeiçoamento profissional. A Casa é um instrumento fundamental de apoio ao servidor e um importante elo entre servidores e administração.