Oficina de Redução de Riscos é realizada em Franco da Rocha

Aconteceu entre os dias 15 e 16 de maio, no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, a Oficina Regional de Redução de Riscos, com foco em estiagem. A Oficina é realizada por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-SP) em conjunto com a Secretaria Estadual da Casa Militar, Segurança Pública e Meio Ambiente e é voltada aos municípios mais afetados com os problemas do inverno.

A cidade de Franco da Rocha enviou para participar do evento dez profissionais que trabalham nas áreas do meio ambiente, Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, que participarão de treinamentos teóricos e práticos de operação corta fogo, que se baseia em monitorar focos de incêndios florestais. Além disso, também será aplicado na Oficina o combate a incêndios em coberturas vegetais, orientações de como criar um plano preventivo para estiagem, fiscalização de queimadas e incêndios florestais.

Para o Major Nyakas, Diretor da Defesa Civil de São Paulo, a capacitação dos profissionais é fundamental. “O nosso objetivo com essa oficina é capacitar todas as Defesas Civis dos municípios no atendimento de ocorrências nesse período que é o mais seco do ano. No primeiro dia todo conteúdo teórico será aplicado e no segundo dia o treinamento prático com o Corpo de Bombeiros, explicou.

Ao todo mais de 38 cidades participam da Oficina Regional de Riscos em Franco da Rocha, entre elas estão: São Paulo, Arujá, Biritiba Mirim, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã, São Lourenço da Serra, Mauá, Diadema, Jandira, Osasco, entre outras.