Cimbaju realizará oficinas para incentivar o uso consciente da água

O Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju), junto a Sabesp e o Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana (IPEH-JUCA VIVO) e o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê,realização diversas oficinas com o objetivo de ressaltar a importância do consumo racional da água e a economia de energia, evitando seu desperdício. A primeira dessas oficinas será realizada no dia 6 de junho, Centro Cultural de Mairiporã, localizado na Avenida Tabelião Passarela, no Centro, a partir das 8 horas.
Essa iniciativa é extremamente importante, principalmente se levada em consideração a forte estiagem que atinge os municípios atendidos pelo sistema Cantareira. A população precisa estar bem informada para que utilize a água de forma eficiente, sem gastos desnecessários. Algumas medidas simples, como o reúso, são grandes aliadas, bem como importante a economia de energia, cuja produção também está sendo afetada pela estiagem.
Ao todo, serão realizadas 6 oficinas nos municípios que compõem a Bacia do Rio Juquery. A ideia é formar “multiplicadores”, entre servidores de diversos setores da administração pública. Esses “multiplicadores” serão o ponto de partida para a gestão e a disseminação de conhecimentos para toda a comunidade, visando promover a racionalização e medidas de prevenção de riscos à saúde pública, como por exemplo, inibir novos focos de dengue em razão do armazenamento inadequado de água.
Entre as ações previstas pelo Cimbaju também estão a articulação de iniciativas voltadas para a Educação em Saúde Ambiental, como o Programa “Guardião das Águas” da Sabesp.