Franco inaugura seu 1º Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

No dia mundial do meio ambiente, hoje, 5 de junho Franco da Rocha inaugurou seu 1º Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. A conquista foi possível graças aos recursos do Plano de Aceleração de Crescimento 1(PAC1) do governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. Com o Centro a cidade passa a trabalhar uma diretriz de preservação ambiental, e realizará não só o cumprimento de leis, mas uma ação de cidadania. O espaço coloca em questão um assunto que hoje o mundo inteiro está discutindo: o que fazer com o lixo que produzimos?

O Centro de Triagem será responsável pelo gerenciamento, separação, prensagem, enfardamento e comercialização dos resíduos recicláveis .O local será administrado em seus meses iniciais pelo Núcleo do Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana, que desenvolverá projetos e treinamento com os funcionários da Cooperativa Desenvolvimento Ambiental, os cooperados trabalharão no Centro fazendo a seleção dos materiais recebidos que são: papel, papelão, garrafas pets, plásticos, vidros e ferro.

“Meio ambiente é uma área que eu sempre gostei desde pequeno, só tenho a agradecer ao espaço e a todos os que nos ajudaram, para mim é um prazer fazer parte da limpeza da cidade e fazendo isso gerar renda a todos os cooperados. Gosto muito do que faço”. Disse Leandro Santos da Silva, um dos cooperados.

Mais do que um prédio para a população, o Centro de Triagem também ajudará a Prefeitura a reduzir custos com a coleta do lixo comum e do lixo destinados a aterros controlados. Além da importância ambiental, o novo prédio público também trabalhará o lado social. Agora, após qualificação profissional realizado pela cooperativa Crescer, os cooperados serão agentes de meio ambiente.

O prefeito, presente na inauguração ressaltou a importância do momento, não só para o presente, mas principalmente para o futuro “Iniciativas como essa com capacidade de geração de renda, em conjunto com o bem-estar da cidade são sempre importantes, e é fundamental contar com toda a sociedade para que o projeto continue”. Os alunos da ETEC também estiveram presentes no evento. “ A conscientização desses alunos hoje, é muito importante para o futuro”, disse o prefeito. Que finalizou pedindo aos cooperados que cuidem do espaço com carinho e conservem seu entorno.

O apoio das empresas Dow Química e Ingepal são muito importantes para a realização do projeto, elas vão fazer a doação de resíduos para a cooperativa. Além disso a Dow Química fez durante o evento a doação de Epi´s para que eles possam trabalhar com segurança. “Para nós é motivo de orgulho participar de um evento dessa comunidade que também é nossa, vamos ajudar os cooperados no que for necessário”. Disse o diretor de operação Brasil da Dow Química, Evaristo Bernardes.

O prédio fica na Rua Antônio Ignácio Bicudo, no Jardim Cruzeiro, e possuí equipamentos como prensa com capacidade de 20 toneladas, balança que suporta até uma tonelada. A expectativa é de nos primeiros meses o Centro de Resíduos trabalhe com 3 toneladas de resíduos por dia.
A preservação do meio ambiente sempre foi uma preocupação e que agora, concluída esta etapa, se faz necessário o engajamento de todos para que os resultados almejados venham a ocorrer.