Ruas do Centro terão coleta mecanizada de lixo

A Prefeitura de Franco da Rocha acaba de implantar o sistema de coleta de lixo mecanizado nas ruas comerciais centrais da cidade. Cerca de 23 contêineres serão instalados em diversos pontos e seu conteúdo, que deve ser despejado especialmente pelo comércio, será recolhido por caminhões adaptados. Lixo hospitalar ou entulhos não poderão ser descartados nestes locais.

A medida tem o objetivo principal de evitar enchentes, uma vez que tira o lixo das calçadas que podem ser espalhados com as chuvas e pelos animais, além de agilizar o serviço de varreção das ruas, uma vez que concentra os resíduos sólidos em um recipiente grande.

Sistemas similares são adotados em São Paulo e Porto Alegre, onde o caminhão passa ao lado da lixeira e braços mecânicos erguem o contêiner para dentro da caçamba, sem depender de coletores. Além disso, os contêineres são higienizados periodicamente.

A responsabilidade do depósito desses resíduos nos contêineres será dos comerciantes, mas os particulares que desejarem também poderão despejar o seu lixo nesses locais.

Os contêineres estão sendo instalados nas ruas Hamilton Prado, Basílio Fazzi, Eng.º João Batista Garcez, Praça Caieiras, Calçadão, Avenida dos Expedicionários, Coripheu de Azevedo Marques, Cinco de Maio, Sete de Setembro, Ângelo Sestini, Travessa Mário Cruz, Ângelo Sestini, Doutora Apparecida Leopoldo e Silva, Avenida da Liberdade e Estrada do Governo.

Saiba mais:

O armazenamento do lixo em contêineres oferece diversos benefícios:

– Aumenta a capacidade de coleta em cerca de 40%;

– Elimina odores desagradáveis;

– Evita o contato com a população;

– Diminui a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças;

– Evita que animais rasguem os sacos;

– Os comerciantes podem descartar o lixo a qualquer hora;