Base da GCM da Vila Bela é inaugurada

No dia 7 de junho, a Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha recebeu mais uma nova base. É a segunda entregue pela atual administração. A unidade, situada no bairro da Vila Bela, próxima à estação de trem Baltazar Fidelis, recebeu o nome de um guarda que fez parte da corporação, Cícero Ferreira Paz. Além disso, no mesmo local estará sediado o 1º Subnúcleo Comunitário da Defesa Civil.

O processo para que a base pudesse ser inaugurada foi longo. O início dele aconteceu em 2012. Em julho deste ano, segundo noticiado no Jornal O Globo, um posto da Polícia Militar foi demolido para a reforma da Praça Domingos Antônio Lopes, dando a promessa da construção de um novo posto. Em outubro, a obra foi suspensa por alegação de redução dos custos. A obra ficou abandonada em estado de depredação até maio de 2013 quando a atual administração por meio da Secretária de Infraestrutura produziu um laudo, incluindo fotos, indicando sobre a impossibilidade em dar continuidade à edificação diante desta não atender aos requisitos mínimos técnicos, de segurança e de não atender às previsões indicadas no memorial descritivo.

O laudo concluiu que para o término da obra aproveitando a construção inacabada, seria necessário um desembolso de R$ 101.222,14, porém, apenas se a estrutura estivesse dentro dos padrões técnicos e de segurança adequados.

Frente à isso e diante da ausência de amarração e aprumamento das paredes, da ausência de blocos estruturais no lugar de comuns, da ausência de laje de piso no lugar de estrutura para forro, entre outros elementos, inviabilizou-se quase que por completo o aproveitamento da construção semi-acabada, onerando ainda mais o projeto de readequação, pois fomos obrigados a demolir parte do prédio, optou-se então por novo projeto que foi orçado em R$ 127.008,60, que incluiu o custo da demolição do andar superior que não pode ser aproveitado.

Durante a inauguração, o prefeito Kiko Celeguim relembrou todo o processo feito para que a inauguração fosse possível. “Era uma obra parada. O projeto anterior precisou ser refeito, e o segundo pavimento teve de ser derrubado. Depois disso, podemos agora entregar uma base que não é da prefeitura, mas sim da população. Vejo esse bairro, como um bairro do futuro, que tem muito a crescer. Hoje entregamos uma base da guarde e um subnúcleo da defesa civil, em breve será o posto da Previdência Social, a nova estação e um piscinão linear.”, disse o prefeito.

A importância do Subnúcleo Comunitário da Defesa Civil é ser um polo mais perto da população para fazer a conscientização e a fiscalização das áreas de risco, além de servir como uma central de informações.

O morador do bairro, Lourival Barros Guimarães, 50, acredita que a base vá inibir a atuação de criminosos, “Ter uma base próxima a nós, nos dá a sensação de segurança”.

A GCM de Franco da Rocha tem uma equipe de 73 agentes. Nos últimos meses, a Guarda recebeu diversos equipamentos e treinamentos numa iniciativa que pretende valorizar o trabalho desses profissionais, além de garantir melhorias na eficácia do trabalho prestado.

Em breve, graças a um convênio com o Governo Federal, a GCM deve ganhar quatro novas viaturas.