Parceria inédita na região metropolitana permite implantação de SAMU

Foi assinado na última sexta-feira (13), o protocolo de cooperação entre os municípios de Franco da Rocha, Cajamar e São Paulo, que permite a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com o convênio, a Central de Regulação da cidade de São Paulo (192) passará a absorver as chamadas das duas cidades, incluindo-as a grade de serviços de referência. Em contrapartida, os municípios deverão instalar as bases e manter as equipes das ambulâncias. Os custos do serviço serão divididos apenas entre os municípios, uma vez que o governo do Estado de São Paulo não está participando do financiamento do SAMU, contrariando, inclusive, uma portaria federal (a 1.864/2003, do Ministério da Saúde).

O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Quando o serviço é chamado por telefone, um médico atende a ligação e automaticamente faz contatos com os hospitais que possam receber o paciente, desafogando a UPA 24h e oferecendo à população uma saúde de qualidade podendo contar com os hospitais da região e da Capital de forma ágil. Serão 5 ambulâncias, 2 em Franco da Rocha, 2 em Cajamar e 1 ambulância UTI que ficará instalada em Franco da Rocha.

O anúncio foi feito pela assessora do ministro da saúde, Márcia Tuboni, que além do SAMU anunciou o repasse anual de dois milhões e cem mil reais a saúde de Franco da Rocha, para custeio da UPA 24h e a publicação em um custeio permanente, ou seja uma conquista para a cidade. Em breve de 16 equipes de saúde da família, ampliando a cobertura da cidade em 60%, no início de 2013 era 10%.

Para o prefeito Kiko Celeguim, o fortalecimento dos serviços do Samu só está sendo possível graças ao trabalho conjunto entre os governos “Graças ao CIMBAJU estamos criando vínculos que incentivam o trabalho conjunto e organizado, visando um único objetivo que é a melhoria dos serviços de saúde prestados à população. Sem entendimento, esse trabalho não seria possível. Uma luta longa que eu comecei ainda enquanto vereador. Com o SAMU vamos economizar tempo e salvar vidas. Agradeço ao espírito público de São Paulo em atender municípios vizinhos e fazer nossa saúde funcionar como rede, formalizando o que acontece todos os dias quando os munícipes procuram os hospitais”.

Representando a Secretaria de Saúde, esteve presente o Coordenador de Saúde da Região Norte da capital, Alberto Alves de Oliveira, parabenizou a iniciativa. “Estamos prontos, é só começar o trabalho”.

Os prefeitos da região presentes no evento Daniel Fonseca, prefeito de Cajamar e Marcio Pampuri prefeito de Mairiporã, ressaltaram a iniciativa e os bons resultados em atitudes suprapartidárias. “Agradeço a iniciativa e a coragem do Kiko, e quero parabeniza-o pelas iniciativas que tem dado bons resultados. Fico feliz de ter a minha gestão vinculada a dele de forma envolvente e em favor da população”. Mairiporã regressará na rede no ano que vem.

Além disso, a região terá uma assessora especial do Ministério para a implantação da rede. A rede consolida de fato o Sistema Único de Saúde trabalhado nas regiões em um projeto singular e de responsabilidade dos 3 entes federados, Governo Federal e Estadual apoiando os municípios e trabalhando para que a região cresça cada vez mais.

A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Além disso, a nova UPA também foi licitada e sua construção será em breve.