GCM de Franco da Rocha assiste palestra sobre segurança pública

Aproximadamente 50 Guardas Civis Municipais de Franco da Rocha participaram na manhã de sexta-feira (11), de uma palestra sobre segurança pública, realizada no Centro Social Urbano. A palestra ficou por conta do sociólogo Benedito Mariano, secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo e autor do livro “Por um novo modelo de polícia no Brasil”.

Com grande experiência em segurança pública, foi também ouvidor das polícias militar e civil do estado de São Paulo na década de 90. Benedito fez um completo apanhado do sistema no Brasil, desde a época do império até os dias atuais, frisando o papel da Guarda Civil Municipal no Sistema de Segurança Pública. “O papel da Guarda é entrar pela porta da frente do sistema de segurança, trabalhando também na prevenção.”, afirmou Mariano.

Durante a palestra, o secretário também falou sobre o plano de cargos e carreiras das guardas, da experiência obtida em São Bernardo do Campo e também do Projeto de Lei 1332/03 que pretende estruturar todas as Guardas Civis Municipais no país. “Com a aprovação dessa lei, a GCM será a oxigenação que o sistema de segurança pública precisa”, afirmou.

A palestra contou também com a presença da secretária de Governo Renata Celeguim, do secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana, Eduardo Martins, do Capitão Silveira, Comandante da 1ª Cia do 29º BPMM, do Comando da GCM e do prefeito Kiko Celeguim que reiterou os esforços da Prefeitura para melhorar a estrutura da Guarda. “Em Franco nós pensamos em uma GCM comunitária que trabalhe com a população e nós temos feito um movimento de valorização da corporação”, afirmou.

Ainda no encontro, o prefeito aproveitou para anunciar para a corporação mais duas novas viaturas. Além disso, o número de coletes adquiridos para os guardas dobrou e novos uniformes também já foram entregues pela administração.