COAS de Franco da Rocha realiza trabalho preventivo na saúde

A saúde da população franco-rochense também é bem assistida no que diz respeito as doenças sexualmente transmissíveis. No município, dois importantes órgãos, o COAS (Centro de Apoio e Orientação Sorológica) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) trabalham na prevenção e na luta contra esse tipo de doença.

O COAS realiza um trabalho com maior preocupação com o HIV, Sífilis e Hepatites, por meio de realização de testes pelos profissionais de saúde, distribuição de preservativos e materiais informativos, além de realizar campanhas de conscientização esclarecendo as dúvidas e enfatizar a importância da prevenção. Além disso, o COAS também realiza o PEP (sigla inglesa para Profilaxia pós-exposição sexual). O teste rápido é feito em cinco minutos e o resultado é obtido após meia hora. Com o resultado é possível analisar a situação do paciente e aplicar medicação no prazo de até 72 horas após a relação sexual sem proteção.

O atendimento realizado pelo COAS é totalmente sigiloso e atende em média 30 munícipes por dia, entre as visitas agendadas e atendimentos espontâneos. Somente no primeiro semestre de 2014 foram realizados 5.337 atendimentos.

Mais informações sobre o serviço e como agendar uma consulta pelo telefone (11) 4444-3118 ou pelo e-mail coas@francodarocha.sp.gov.br. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 07h00min às 16h00min, na Rua Nelson Rodrigues S/N, Centro.