Após mais de uma década, concurso de bandas e fanfarras voltará a acontecer em Franco da Rocha

Em busca do resgate de tradições em Franco da Rocha, a Prefeitura, trará novamente para o município o concurso de bandas e fanfarras. O evento, iniciado na cidade no começo da década de 70, mais precisamente em 1971, teve sua última edição no longínquo ano de 2003.

Esse ano, a COBAFRAN (Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Franco da Rocha), acontecerá no dia 21 de setembro, na Giovani Rinaldi, no Parque Vitória, a partir das 09 horas. Além de receber diversas agremiações de outras cidades, o concurso também marcará o retorno da Banda Marcial de Franco da Rocha que abrirá o desfile, mas não vai participar do concurso.

Entre as categorias do concurso estarão Fanfarras Simples, que consiste com instrumentos como trompetes, tubas, bombardinos, melofones, sendo os instrumentos considerados lisos; Fanfarra com um Pisto, que utiliza trompetes, bombardinos, tubas, melofones, com os instrumentos possuindo uma válvula; Banda Marcial, que conta com instrumentos como trompetes, trombones, tubas e sax-horn.

O regulamento e a ficha de inscrição para participar do COBAFRAN 2014 está disponível no site da Prefeitura até o dia 12 de setembro.

Surgimento da Banda Marcial em Franco da Rocha

Em 1971, surgia em Franco da Rocha, pelas mãos do Maestro Jairo a primeira fanfarra da cidade, sendo ela uma Fanfarra Lisa, posteriormente se tornou uma Fanfarra de um Pisto e em 1974 se tornou uma Banda Marcial, sendo municipalizada em 1977 (durante três anos a banda pertencia ao Befama). Ainda pertencente ao Befama, foi uma das primeiras bandas estudantis a viajar para fora do estado, visitando Brasília em abril de 1976.

Muitas conquistas e glórias foram alcançadas pela banda franco-rochense, somente na regência do maestro Jairo, foi campeã nacional em 1979 e 1982. Estaduais, foram quatro: 1979,1981,1982 e 1986. Além disso, venceu inúmeros títulos regionais e em outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Após anos esquecida, durante o COBAFRAN 2014 a banda fará sua reestreia, sobre a tutela do maestro que tantas conquistas trouxe para Franco da Rocha.