Outubro Rosa é realizado em todas UBSs do município

Em comemoração ao Outubro Rosa, durante toda semana do dia 20, a Secretaria de Saúde de Franco da Rocha, realizou uma campanha de conscientização, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As atividades foram realizadas em todas UBSs (Unidade Básica de Saúde) com aconselhamento e palestras dos profissionais da área da saúde. Na segunda-feira (20), foi realizada uma palestra sobre o autoexame; na terça-feira (21), o tema da vez foi uma explicação sobre o Teste Rápido de HIV; na quarta-feira (22), aconteceu uma palestra para as gestantes; na quinta-feira (23), a palestra foi sobre o climatério e a menopausa e agendamento do câncer de mama; encerrando a semana, na sexta-feira (24), uma roda de conversa sobre planejamento familiar foi desenvolvida.

A campanha agradou as mulheres que participaram das palestras, para a moradora do Monte Verde, Joana dos Santos, de 76 anos, a experiência foi válida. “Esse tipo de campanha que ajuda na saúde das pessoas é sempre bom. Isso deve continuar sempre”, afirmou. A moradora do Jardim Progresso, Camila de Moraes, de 23 anos, faz coro ao elogiar a campanha. “Eu assisti à palestra sobre amamentação e a da menopausa e achei importante saber dos cuidados, da idade que inicia a menopausa. Essa ação foi bem interessante, muitas informações que muita gente desconhece foi passada”, afirmou.

Campanhas de prevenção acontecem com frequência nas UBSs de Franco da Rocha e a próxima que deve acontecer é a do Novembro Azul, com o objetivo de informar a população masculina sobre o câncer de próstata.