Campanha de Castração acontece também neste mês

A Campanha de Castração que começou em outubro acontece de forma inédita na cidade, atendendo um pedido antigo dos franco-rochenses. Desde o início dos procedimentos mais de 400 animais entre cães e gatos já foram castrados.
As castrações são realizadas de maneira gratuita, e além do procedimento cirúrgico, os animais recebem uma carteira de identificação e também um microchip que identifica os animais por meio de código de barra e o RGA – Registro Animal.

O responsável pelo animal, que realizou o agendamento precisa estar presente no dia da cirurgia para assinar a autorização. Além disso, alguns procedimentos precisam ser tomados para realizar a cirurgia que demora entre 20 e 30 minutos, como: estar com a vacinação em dia, jejum de pelo menos 08 horas, ter tomado banho há três dias no mínimo e conduzir os animais com coleira e guia. Em caso de raças consideradas agressivas a focinheira é exigida.

Duas clínicas veterinárias são responsáveis pela castração dos animais. A clínica Mundo dos Bichos e a APA Franco.
Com os animais identificados, se os mesmos forem perdidos ou abandonados a prefeitura conseguirá identificar o proprietário e tomar as devidas providências legais.
O agendamento para castração neste mês, será feito entre os dias 17 e 28, ou enquanto houver vagas. Para agendar a castração o proprietário do animal deverá comparecer entre esses dias no Setor de Controle de Zoonoses e Vetores, na Estrada do Governo, 11, Centro, das 09 horas às 12 horas (em frente ao Cambiaghi), levando o RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de recebimento de benefício social (se possuir).
Após o agendamento, o dono do animal precisa entrar em contato com a clínica veterinária em até três dias para marcar a data da castração.
Mais informações podem ser adquiridas no Setor de Controle de Zoonoses e Vetores, pelo telefone 4444-5550.