Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é iniciada

A Campanha Nacional de vacinação contra pólio e sarampo, para crianças com idade entre 6 meses a 5 anos foi iniciada no sábado (08), em Franco da Rocha. Com o início da campanha, em um dia de mobilização nacional, todas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ficaram abertas das 08h às 17h, com o atendimento intensificado. Ainda no primeiro dia de campanha o prefeito Kiko Celeguim visitou a UBS do Centro onde levou sua filha para ser vacinada e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde.

A poliomelite previne contra a paralisia infantil e a vacinação é por via oral, a famosa gotinha. Já a vacinação contra o sarampo, a chamada tríplice viral, previne também a caxumba e a rubéola. Para essas doenças a única forma de prevenção é a vacinação.

O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressalta que a continuidade das campanhas é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país.

Ainda no dia 22 também será aplicada a 1ª ou a 2ª dose da vacina contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos, para aquelas que não participaram da campanha na escola.