Franco adere a ações do Novembro Azul

A Secretaria de Saúde realizará entre os dias 24 e 28 de novembro ações alusivas ao Novembro Azul em todas as Unidades de Saúde da cidade. A ação faz parte da estratégia que determina o foco da administração no que se refere a área da saúde, que é levar ações preventivas a toda a cidade.

As equipes das Unidades de Saúde intensificarão os encaminhamentos e agendamentos necessários em relação à saúde do homem. Em todas as salas de espera serão realizadas palestras educativas sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. A prefeitura aproveita as ações contra o câncer de próstata pra alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres.

Além disso, as ações pretendem estimulá-los a manter o calendário vacinal em dia. Adultos também precisam reforçar algumas doses de vacinas, basta procurar os postos que as doses ficam disponíveis. A intenção de toda essa mobilização é promover atividades que evitem doenças, propiciem o diagnóstico precoce e assim, leve mais qualidade de vida à população e desafogue os serviços de saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), detectar precocemente a doença – antes que os sintomas se manifestem – aumenta para 90% as chances de cura. O câncer de próstata atinge um em cada seis homens, é mais comum a partir dos 40 anos e é responsável por cerca de 13 mil mortes no Brasil desde 2011.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos órgãos e entidades neste mês, dirigida aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações ainda aproveitam para alertar sobre outras doenças que mais acometem os homens. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro. Em Franco da Rocha a inclusão do Novembro Azul no calendário da cidade, trata-se do projeto de lei nº 101/2013 da vereadora Neiva Hernandez.