Armazenamento inadequado de água pode ocasionar doenças

Por conta da diminuição da pressão de água, condição em que muitos bairros da cidade ficam sem água em determinados horários, por determinação da Sabesp. Muitas famílias estão armazenando água com medo da falta. A ação precisa ser pensada para que essa água não se torne uma incubadora para o mosquito da dengue.

O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses está trabalhando continuamente desde o ano passado para que tenhamos uma Franco da Rocha longe da dengue. É importante cobrir locais em que líquido limpo é guardado.
Além da dengue, o armazenamento inadequado de água pode ocasionar outras doenças. A população que armazena água precisa se informar sobre a forma correta de consumi-la. Hepatite A, amebíase, giardíase, cólera, esquistossomose e diarreia Infecciosa são alguns dos males, que podem ocasionar mortes, causados pelo consumo de água inapropriada. Se você armazenada água da chuva, vale lembrar que ela é imprópria para consumo, o armazenamento inadequado pode gerar fungos, que são comuns no organismo e ser a porta de entrada às doenças. O Zoonoses, alerta ainda que só colocar cloro, ainda não resolve o problema. Por mais que se utilize o cloro, se não for usada a quantidade certa para o volume de água, pode até ser prejudicial. A água da chuva armazenada, não é potável, não pode ser consumida nem mesmo após ser congelada ou fervida. O ideal é que a água seja reutilizada para serviços domésticos, como faz a moradora, Luciana Cosin Uzhyk , que reutiliza a água da chuva e da máquina de lavar para fazer a limpeza do quintal, reduzindo o consumo e o gasto com a conta. A água da chuva também pode ser reutilizada para lavar carro, regar plantas e dar descarga em vasos sanitários. Para banho, também não pode.
Para o combate a dengue, a Prefeitura disponibiliza telas protetoras, basta comparecer ao Zoonoses e levar a sua.

O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses fica localizado na Estrada do Governo nº 11. O contato também pode ser feito por meio do telefone (11) 4444-5550.

Foto: boavontade.com