Atendimento a população privada de liberdade completa um mês

No dia 4, o Instituo Acqua parceiro da Prefeitura no projeto de saúde preventiva à população privada de liberdade prestou contas. Neste primeiro mês foram realizadas 900 consultas médicas e 2,4 mil atendimentos odontológicos realizados nas unidades prisionais. Desde fevereiro, cerca de 8,2 mil pessoas de cinco unidades prisionais instaladas no município foram atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

A prestação de contas foi acompanhada pelo secretário adjunto de Saúde, Marcelo Simões, por representantes do governo do Estado do departamento da Saúde da Pessoa Privada de Liberdade, dos diretores de Saúde das cinco unidades prisionais, entre outros profissionais da Saúde.

Em um mês, foram feitos 2.307 atendimentos de enfermagem, 3.176 procedimentos de auxiliares de enfermagem, 907 consultas médicas e 2.396 consultas odontológicas. Entre as ações realizadas, foram destacadas 102 coletas de exame de Papanicolau; 1.286 aferições de pressão arterial; 892 administrações de medicamentos sendo que 303 foram a primeira dose de anticoncepcional injetável; 34 consultas de pré-natal; 234 extrações dentárias, além de 187 atendimentos de urgência em odontologia e 379 ações coletivas de escovação dental supervisionada.

O prefeito Kiko Celeguim disse estar satisfeito com os resultados e a forma com que os trabalhos e as equipes estão sendo conduzidos. “Esperava que primeiro mês a equipe encontrasse muitas dificuldades, mas já encontramos bons resultados.”, disse ele. Ainda segundo ele, para a população o resultado desse trabalho significa menor demanda de atendimento na UPA 24H que é para onde são encaminhados os casos que agora com atendimento preventivo deverão ocorrer em menor número.