Primeiras Academias da Saúde de Franco da Rocha são inauguradas

Mais um motivo de comemoração para a população, e em dose dupla. As duas primeiras Academias da Saúde da cidade foram inauguradas na quinta-feira (12), uma no Centro outra no Parque Vitória. Em breve mais uma será construída no Parque Lanel, o processo está em fase de licitação.

As academias foram construídas próxima a UPA 24H no Centro, e no final da Av. Giovani Rinaldi no Parque Vitória. A academia do Centro, possui equipamentos de ginástica, salas com infraestrutura, banheiros e acompanhamentos profissionais gratuitos à população que deseja praticar algum tipo de atividade física ou de lazer. Dois profissionais acompanharão os alunos em dois turnos: a professora Ligia Renata Ozan, na parte da manhã, das 7h30 às 11h30 e o professor Rafael Amaral na parte da tarde das 14h00 às 18h00. “A possibilidade de um horário estendido a noite, para quem trabalha está sendo estudada.”, disse o professor. Eles farão o monitoramento dos aparelhos além de dar aulas de ginástica e caminhadas. Dois professores também ficarão a disposição na Academia do Parque Vitória.

As Academias da Saúde são aparelhos que trabalharão em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde da cidade. O secretário de saúde Marcelo Simões, explicou isso durante a inauguração “Este é um equipamento que dará um grande apoio e uma melhor qualidade de vida aos cidadãos franco-rochenes. O nosso objetivo é melhorar a qualidade da população diabética e hipertensa da cidade. Porque uma população mais ativa é menos doente. Além disso agradeço a parceria que faremos com a Secretaria Adjunta de Esporte”, disse o secretário.
“Agora a academia está aqui, pronta para ser usada, tudo nas melhores condições para que toda a população seja atendida com qualidade. Antes, os moradores de Franco da Rocha não tinham um espaço adequado para prática de atividades físicas, essa realidade agora mudou. Isso nos deixa satisfeitos porque vemos o desenvolvimento chegar para todos. Além disso, pedimos a ajuda para a conservação do local para que haja respeito com o que é de todos”, disse o prefeito Kiko Celeguim, durante a cerimônia de inauguração.

O grupo da Melhor Idade esteve presente na inauguração e já estavam empolgados usando os aparelhos, assim como a senhora, Palmira Barbosa de Almeida, 65, Pouso Alegre, “Isso aqui vai me ajudar muito. Já faço vôlei adaptado e jogo dominó no Esporte, agora vou poder fazer também essa ginástica todos os dias se eu quiser. Já tinha visto aparelhos assim em outras cidades, tinha curiosidade de saber como era usá-los, agora já sei que é fácil”, disse ela.

Em breve, Franco da Rocha terá o NASF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com o objetivo de consolidar a atenção básica em todo o município, que contará com diversos profissionais, entre eles nutricionista e fisioterapeutas para fazer o trabalho em conjunto com a Academia.