Oitenta agentes municipais de segurança fazem curso na Escola Superior de Bombeiros

Os Guardas Civis Municipais e os Agentes da Defesa Civil de Franco da Rocha estão participando de um programa de capacitação e de desenvolvimento profissional na Escola Superior de Bombeiros (ESB). O programa é uma iniciativa da Prefeitura, que visa o aperfeiçoamento de todos os seus agentes de segurança em técnicas de atendimento nas situações de salvamento, resgate, primeiros socorros e incêndios.
Ao todo, oitenta agentes de segurança de Franco da Rocha, divididos em quatro turmas de vinte alunos cada, serão capacitados no mês de julho. O programa atende as normas do Ministério da Justiça para o estágio de qualificação profissional dos quadros da Guarda Civil. O treinamento começou na quarta-feira (15) com a presença do comandante Alceu Martinho e do subcomandante Santos. Durante o curso serão realizadas aulas expositivas e práticas de resgate, salvamento e combate a incêndio e haverá, ao final, uma avaliação de desempenho de cada um dos participantes.
Os guardas civis e os agentes da defesa civil precisam estar bem capacitados porque em situações de risco e de emergência eles são sempre os primeiros a chegar para prestar o socorro. A Prefeitura de Franco da Rocha está atuando firmemente para garantir condições para o bom desempenho dessas funções. As ações desse tipo também são importantes porque fortalecem o entrosamento e as possibilidades de ações conjuntas das equipes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e das policias Civil e Militar.
A ESB de Franco da Rocha é a maior escola de bombeiros da América Latina e responde pela formação, capacitação e atualização de todos os bombeiros do Estado de São Paulo. Na ESB são oferecidos cursos para habilitação de bombeiros e pesquisas para o desenvolvimento das atividades de combate a incêndios, resgates e salvamentos.