Primeira-dama marca presença no programa Economia Solidária

A primeira-dama de Franco da Rocha, Paula Barreto, esteve presente no programa Economia Solidária nesta segunda-feira (24) e participou dos grupos da “Incubadora”, que tem a intenção de incluir pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, ensinando artesanato, corte e costura, alimentação (pães e doces) e beleza (corte de cabelo e manicure), além de administração financeira. Tudo de forma gratuita.

Paula destacou a situação de vulnerabilidade momentânea que as pessoas se encontram quando dão início ao curso. “Sabemos que juntos somos mais fortes e que nesse momento de vida essas pessoas estão vulneráveis, mas a situação deles pode melhorar. O que eles estão aprendendo aqui pode fazê-los saírem dessa situação porque ao final do curso estarão com certificado e aptos a entrarem no mercado de trabalho”, disse.

Participando de forma ativa na incubadora, junto com os grupos e orientando as pessoas, a primeira-dama apontou para a mudança que acontece na confiança dos integrantes ao término do curso. “A gente estimula que a pessoa consiga trabalhar em equipe. Mais de 500 pessoas já foram formadas aqui e é uma satisfação muito grande ver a pessoa que chega cabisbaixa terminar o curso radiante, com um visual diferente, acreditando em si”, finalizou.

Ainda em processo de implantação, Paula destacou o investimento que será feito para pessoas com deficiência intelectual. “Tem um trabalho em que estamos recebendo os interessados aqui e eles estão cozinhando, fazendo uma bolacha de manteiga. O interessante é que não é uma turma isolada, mas sim integrada, o que permitiu um desenvolvimento desse alunos”, afirmou.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

O programa Economia Solidária tem por objetivo atender pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade social, direcionadas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No local, o público atendido pode optar por cursos de corte e costura, artesanato, alimentação e beleza.

Depois de ganharem uma noção do que estão começando a criar, os participantes são encaminhadas para a incubadora, que é uma extensão dos cursos de profissionalização existentes, para aperfeiçoamento nas áreas escolhidas e principalmente na financeira.

Também há o trabalho envolvendo pessoas com deficiência intelectual. Esse grupo vai produzir uma bolacha de manteiga que será encaminhada para os estabelecimentos em Franco da Rocha.

O programa teve início em julho de 2013 e contava apenas com cursos de Corte, Costura e Artesanato. O espaço se tornou fundamental para que as pessoas atendidas possam aprender, além da profissionalização, como administrar o próprio negócio, ter uma educação financeira para lidar com os gastos do dia a dia e como gerenciar uma empresa.

Os responsáveis pelo programa creem que mais de 500 pessoas já conseguiram formação e diploma nos diversos cursos da Educação Solidária.