Equipes de saúde se reúnem para discutir melhoras no atendimento aos munícipes

Na última quarta-feira (26), foi realizada uma reunião entre os agentes comunitários do município, da Diretoria de Atenção em Saúde, e os técnicos do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O encontro aconteceu na Praça da Saúde em Franco da Rocha e o assunto em pauta foi referente à saúde do trabalhador.

Os CERESTs são unidades de Saúde Pública que fazem parte do SUS (Sistema Único de Saúde) e atendem trabalhadores empregados, autônomos ou desempregados que tenham problemas de saúde relacionados à atividade profissional que exercem ou exerceram.

Este órgão é regional e abrange municípios como Francisco Morato, Mairiporã, entre outros. Em Franco da Rocha, o serviço foi inaugurado em abril de 2005 e conta hoje com profissionais das diversas áreas relacionadas à Medicina e Saúde ocupacional.

O serviço é prestado por meio da Atenção Básica, que é um dos “braços” da Secretária da Saúde do município, se caracterizando por um conjunto de ações na área individual e coletiva.

Agentes comunitários fazem visitas domiciliares apontando e encaminhando os trabalhadores conforme suas necessidades e auxiliando-os na procura aos serviços de saúde disponíveis no município.

Os Agentes Comunitários de Saúde, são profissionais que estão ligados às Unidades Básicas de Saúde, onde atuam diretamente com a população do bairro.

(Por: Jorge Henrique)