Nesta terça-feira (15), aconteceu uma reunião do UGEM, voltada para a redução no consumo de energia.

O programa SIEM (Sistema de Informação Energética Municipal) foi apresentado nesta terça-feira (15), em uma reunião do comitê da Prefeitura de Franco da Rocha, que compõe a UGEM (Unidade de Gestão Energética Municipal), para fazer com que os integrantes pudessem aprender a acessar o sistema.

Feito para ser acessado e trabalhado no formato online, o programa foi desenvolvido a pedido da Eletrobras e Iban, trazendo consigo o selo Procel Gem e Rede Cidades Eficientes e tem o objetivo de ajudar os colaboradores a mudar os costumes e economizar cerca de 10% o consumo de energia.

O UGEM é um grupo formado por pessoas ligadas a diversas áreas de atuação da prefeitura e foi criado para acompanhar as aulas e, ao final do processo de aprendizado, elaborar cinco projetos que ajudem a identificar os desperdícios de energia.

O QUE É O SIEM?

O Sistema de Informação Energética Municipal – SIEM – é um software destinado a auxiliar os gestores municipais no acompanhamento do uso de energia elétrica nos segmentos de consumo do Município –, prédios públicos municipais, sistemas de iluminação pública e de saneamento – que produz efeitos positivos imediatos sobre o gasto público controlando a evolução do consumo, com base na adoção de uma metodologia de gestão voltada para o uso eficiente da energia elétrica.

Trata-se de uma ferramenta indispensável para a elaboração e implementação das medidas e projetos do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGE – na medida em que os gestores têm à sua disposição relatórios técnicos que permitem fazer análises comparativas entre o consumo efetivo do Município e os cenários propostos, garantindo a avaliação do resultado da implementação dos projetos de eficiência energética.

AS VANTAGENS DO SIEM WEB

Ao cadastrar os dados, informando as características físicas e operacionais das diferentes unidades consumidoras (UCs) com seu respectivo consumo de energia elétrica (em kWh e R$), o SIEM auxiliará os gestores no reconhecimento do parque consumidor, por meio da organização dos dados das UCs, gerenciamento e planejamento do consumo de energia elétrica do Município. Sua estrutura que utiliza indicadores de desempenho em seus cálculos subsidia o processo de tomada de decisões pelos Administradores Municipais, pois, apresenta informações sobre o consumo de energia elétrica das UCs e resultados de análises técnicas dos equipamentos, entre outros. Além de projetar Cenários de Referência e de Eficiência Energética, gerando parâmetros de trabalho para anos futuros.
Outras vantagens advindas com a versão SIEM WEB:

– Acesso de qualquer microcomputador que possua conexão a Internet;
– Fim da perda de dados, pois serão salvos em um servidor único;
– Fim dos problemas de instalação;
– Criação de diversos perfis de acesso, tornando possível o trabalho em rede;
– Atualização de novas versões, sem prejuízo dos dados já cadastrados;
– Diminuição do uso de papel e da tinta.