Prefeito Kiko participa de reunião com mais de 300 Auxiliares de Educação na manhã desta quarta-feira

Nesta quarta-feira (23), aconteceu uma reunião do prefeito Kiko e da Secretária de Educação, Renata Celeguim, com mais de 300 Auxiliares de Educação, no CSU (Centro Social Urbano), onde foi tratado assuntos pertinentes a condições de trabalho, aumento salarial e mudanças na carga horária para melhor atender à demanda de crianças na lista de espera por vagas em creches.

Na reunião, Renata Celeguim, destacou a importância das Auxiliares de Educação nas creches. “As AEs são aquelas que cuidam das crianças e são tão importantes para a gente como os professores. Uma cuida a outra ensina, mas todas educam”, disse.

Além das melhorias que serão aplicadas no trabalho das auxiliares, como organização no plano de carreira, criação do PAM (Plano de Assiduidade Mensal) e um tempo dado aos funcionários adeptos ao aumento da carga horária para capacitação, com compensação financeira, a Secretária falou sobre o plano traçado pela pasta para ampliar o número de vagas em creche.

Segundo Renata, o objetivo para o próximo ano coloca Franco da Rocha acima da meta prevista no Plano Nacional de Educação (PDE). “Nós queremos chegar até o final de 2016 atendendo 56% da demanda. Quando a meta do PDE é 50% em 2024″.

Para que esse meta seja alcançada, a secretária quer contar com a colaboração de todos os envolvidos no trabalho com as crianças. “A gente precisa muito dessa parceria das profissionais, pois elas lidam diretamente com as crianças e com as famílias. Elas precisam compreender a proposta e nós teremos até o final do ano a chance de construir com elas o trabalho. Até porque cada creche tem um tamanho, uma característica e será organizada de uma forma para melhor atender as crianças”, afirmou:

Na pasta também estão previstas a conclusão de três obras para o próximo ano, ampliação de seis escolas, duas obras aguardando a liberação do Governo Estadual e a reorganização dos horários das creches para ampliação das vagas.

“Com todos esses projetos, essa organização, essas obras vamos avançar em relação à meta nacional”, concluiu Renata.
.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)