Alunos e profissionais participam da “Jornada de Radiologia” no Centro Cultural Newton Gomes de Sá

Mais de 300 pessoas compareceram na noite desta quinta (5) no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, para participar da “Jornada de Radiologia do Colégio Brasília”, evento organizado pela equipe da unidade escolar de Franco da Rocha em comemoração ao Dia do Radiologista, celebrado em 8 de novembro.

A atividade contou com palestras de profissionais e catedráticos que apresentaram ao público as novas técnicas e ações na área.

Durante o evento, foram lembradas as campanhas preventivas de saúde, realizadas ao longo do ano, como o Outubro Rosa e Novembro Azul.

O diretor do Colégio Brasília, Paulo Seixas (Paulinho), destacou que, dos alunos presentes, cerca de 100 são contemplados pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O prefeito Kiko, que compôs a mesa de abertura, enfatizou que o programa é o único existente na região que oferece bolsa de estudo para o nível técnico-profissionalizante. “Eu e o Paulinho batalhamos junto ao Ministério da Educação para manter o mesmo número de bolsa, ou até mais, na cidade. Por isso, muitos alunos podem fazer o curso também em outras áreas, além da saúde”.

Além dos profissionais e estudantes de radiologia, estiveram no evento, a diretora pedagógica, Lilian Seixas, o presidente da Câmara Municipal, Toninho Lopes, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alex do Posto.

Palestrantes
Professor Domênico Donina Rodrigues – Tomografia
Professor Mario Cesar Manduca – Mercado de trabalho na área de Radiologia
Renato da Silva – Radioterapia
Mestre Willyan Sérgio Barbosa – Efeitos Biológicos da Radiação
Doutor Clement Hajiian – Biorresonância
Professora Evelyn Cristina Domingues – Humanização na Área da Saúde

O que é o Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de oferecer bolsa de estudo para os cursos de educação profissional e tecnológica. A partir de 2013, alunos das instituições privadas habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser beneficiados pelo programa.

(Informações e foto: Adrian Henrique)