Estatuto dos funcionários e propostas de melhorias são apresentados aos servidores públicos de Franco da Rocha

A apresentação da proposta de reformulação do estatuto dos funcionários, além de uma plano de carreira para melhorar as condições de trabalho dos servidores públicos, foi abordado em reunião na tarde desta segunda-feira (23), no Centro Social Urbano (CSU) que contou com aproximadamente 150 servidores da Prefeitura de Franco da Rocha.

A criação de uma comissão para avaliar o desempenho de cada funcionário, que será formada pelos gestores das secretárias foi mais uma das propostas faladas no encontro. Além disso, também foi tema do evento a carga horária, os cargos e os salários dos trabalhares.

Elias Alves, presidente do Serviço Municipal de Previdência Social (SEPREV), comentou sobre o que foi apresentado. “Se for para frente essa proposta que estamos encaminhando ao governo, o servidor saberá onde ele está e aonde ele pode chegar. Ele terá clareza de como pode evoluir e além disso, essa ação valoriza muito a eficiência no serviço público e dá valor à escolaridade do funcionário. Essa evolução se dá pela avaliação de desempenho, pois além de você premiar o servidor que atua bem, serve para diagnosticar aquele que não tem um desempenho bom”, declarou.

O presidente do SEPREV também comentou sobre as mudanças no estatuto dos funcionários, que é de 1995. “Quanto ao estatuto, estamos implantando alguns benefícios, como premiação por assiduidade, gratificação por 20 anos, valorização dos cargos de chefia ocupado por servidor público de carreira, que geram a valorização do servidor”, afirmou.

Ainda sobre a reunião, Elias falou da criação de uma comissão que vai avaliar o desempenho de cada servidor. “Essa comissão foi nomeada pelo prefeito e tem o objetivo de fazer a revisão do estatuto do trabalhador, do plano de cargos, estatuto do Magistério e da Guarda Municipal. Agora essas propostas vão ser encaminhadas para o governo que vai avaliar a questão econômica e vai remeter para a câmara”, comentou.

Servidora há três anos, Beatriz da Silva Fonte, agente de atendimento do Acessa São Paulo, falou sobre as propostas de mudanças. “É importante para o servidor público por ser uma melhoria em todos os setores. É um esforço que a gestão publica está fazendo juntamente à comissão para fazer essa mudança que dá esperança aos servidores, melhorando a situação de cada um”, ressaltou.

A Gestora de Desenvolvimento do Servidor Público, Andressa Santos, que trabalha há sete anos na prefeitura, lembrou do ponta pé inicial dessa ideia. “Esse trabalho de elaborar a reformulação no estatuto do funcionário público e a criação do plano de carreira é uma vontade do governo desde o início de 2013, quando houve a formação de uma comissão com representantes de cada secretaria para buscar essas melhorias”, finalizou.

O evento contou com a presença do Chefe de Gabinete da prefeitura, Marcelo Vieira, do Secretário da Fazenda Ricardo Costa e da Diretora de Gestão de Pessoa Rosângela Vicakas.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)