Franco da Rocha participa da Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue

O Controle de Zoonoses e Vetores de Franco da Rocha, iniciou na última segunda-feira (23), a campanha de Combate Contra a Dengue. A primeira ação foi instalar um stand especial na estação de trem da cidade. No local, os agentes de saúde orientaram a população sobre as diferentes fases do ciclo de vida do mosquito e entregaram panfletos.

As ações promovidas pela Secretaria de Saúde, tem como intuito apoiar a Semana Estadual de Combate à Dengue. O objetivo é mobilizar o poder público e a população para a diminuição dos níveis de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Uma das metas do programa é eliminar os criadouros nos locais de trabalho, casas e escolas.

Confira abaixo o cronograma com as ações para a Semana Estadual de Combate à Dengue:

De 23 a 25 de novembro
– Blitz em áreas de grande circulação de veículos e pessoas, com entrega de panfletos para conscientizar a população sobre setores prioritários do município onde houve mais casos da doença como: Lago Azul, Parque Vitória, Monte Verde e no Centro. na ação também será distribuído e lixocar

De 23 a 27 de novembro
– Distribuição de panfletos e colocação de cartazes sobre a dengue em todas as unidades de saúde (UBS, PSF e UPA), e assim, orientar os usuários do sistema municipal de saúde de Franco da Rocha sobre a doença.

– Distribuição de panfletos e colocação de cartazes sobre a dengue em todas as EMEBs dos setores prioritários e entrega de panfletos nos imóveis ao redor delas, para mostrar aos alunos, funcionários, professores das sete escolas envolvidas e moradores desses bairros, a importância da prevenção na luta contra a doença.

– Divulgação sonora do jingle do Ministério da Saúde sobre a dengue em todos os locais onde serão realizadas blitz e nas imediações das escolas participantes.

– Exibição de vídeo institucional sobre medidas de prevenção e sobre principais sintomas da dengue, na sala de espera e recuperação da UPA.

SOBRE A DENGUE
É uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O principal transmissor é o mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

SINTOMAS
Febre alta
Dor atrás dos olhos
Dor na musculatura e juntas
Tontura, náuseas e vômitos

TRATAMENTO
Beber bastante líquido
Utilizar apenas medicações prescritas pelo médico
Não utilizar medicamentos que contenham AAS (Ácido Acetilsalicílico)
Repouso

PREVENÇÃO
Não deixe acúmulo de água.
Ponha areia nos vasos das plantas
Faça furos nos pneus velhos
Limpe semanalmente a caixa d’água
Remova folhas e galhos das calhas