Franco da Rocha e o Dia Mundial de luta contra a AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Diretoria de Atenção em Saúde e do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, realizará algumas ações voltadas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida).

A data, que é lembrada no dia 1º de dezembro, marca a luta contra o vírus HIV, causador da doença que afeta o sistema imunológico e atinge principalmente os linfócitos T CD4+, que são responsáveis por defender o organismo de doenças.

A transmissão pode ocorrer por meio do contato com o sangue, pelo leite materno e secreção sexual de uma pessoa infectada independe do gênero sexual.
Em casos de relação sexual sem proteção, deve-se procurar o serviço de emergência e realizar o exame em até 72 h. Vale ressaltar que ter o HIV não é o mesmo que ter AIDS, pois muitos soropositivos ficam anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença.

Confira abaixo o cronograma das ações:

29 de Novembro – Durante o evento Franco em Ação no bairro Lago Azul, autorrealização do teste rápido para HIV e Sífilis.

30 de novembro das 15 às 19h – Apresentação do Labirinto das Sensações, em frente a Casa de Cultura, no Calçadão de Franco da Rocha, com intervenção artística que promove a reflexão a respeito das DST/AIDS.

01 de novembro – Todas as Unidades Básicas de Saúde do município realizarão o teste rápido para HIV e Sífilis e orientações sobre a doença.