Sinal verde para Franco da Rocha: Terminal Metropolitano Leste é inaugurado

Eram 11h30 da manhã de segunda-feira (30) quando o prefeito Kiko descerrou a placa. No aniversário de 71 anos de idade, Franco da Rocha ganhava o seu primeiro Terminal Metropolitano. Do local sairão quatorze linhas de ônibus: sendo que onze delas prestarão atendimento aos usuários que utilizavam os ônibus cujo ponto final ficava na rua Cavalheiro Ângelo Sestini e na Avenida dos Coqueiros. As outras três, intermunicipais, terão como destino Cajamar, Jundiaí e Mairiporã. “Precisamos comemorar as conquistas do nosso presente e sempre lembrar que precisamos olhar para o futuro, mas não podemos deixar de reconhecer o que foi construído no nosso passado. Então, quero agradecer em nome do Roberto Seixas e, em especial, do meu pai, o Maurici, toda a história construída”, lembrou Kiko no início do discurso de inauguração em reconhecimento ao trabalho dos dois ex-prefeitos.

Kiko agradeceu ainda aos antigos e atuais vereadores, que trabalharam para a concretização do projeto, e ressaltou o empenho do Secretário Executivo do Conselho de Orientação do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), Widerson Tadeu Anzelotti, principal mediador entre prefeitura e Governo Estadual na liberação de verba do Fundo para a realização da obra do Terminal.

De acordo com a Polícia Militar, quase duas mil pessoas participaram da festa, entre secretários do governo, vereadores de Franco da Rocha. o secretário-chefe da Casa Cilvil, Edson Aparecido, convidados e moradores. O evento contou com a apresentação da banda Tupi. O grupo tocou repertorio próprio e de músicos consagrados, como Vinícius de Moraes.

O Terminal Metropolitano Leste vai atender aproximadamente 25 mil pessoas por dia. O empreendimento trouxe evolução viária no entorno com a instalação dos primeiros semáforos de Franco da Rocha, faixas de pedestre, calçadas remodeladas e novo sistema de drenagem para evitar os problemas de alagamentos. O local foi projetado com acessibilidade

Confira as fotos da inauguração

A opinião dos usuários

Isildinha Ap. de Castilho Sarto – Jardim Benintendi. Eu acho ótimo o farol, pena que as pessoas ainda não se acostumaram, tem que se acostumar. Mas isso é muito bom, trouxe melhoria para os pedestres e para os carros e para a população. O Terminal vai facilitar bastante porque os pontos de ônibus não têm abrigo, não tem nada. E a gente fica no sol e agora vai ser bem organizado.

Luisa Crema – Centro. Precisava, o Terminal era uma coisa muito importante para a cidade porque era uma desorganização total, espero que a população preserve e obedeça a sinalização. Eu acho que todo mundo que utiliza aqui vai para São Paulo, se eles obedecem em São Paulo por que aqui não? Tudo tem que ter regra. Eu gostei do Terminal, está melhor que a minha expectativa e eu estou muito feliz vendo a minha cidade crescer. Tá melhorando.

Anibal dos Santos Marinho – Vila Bela. Eu me alegro porque o nosso município está se tornando cidade. Até demorou. Ainda bem que o nosso prefeito, o nosso governo, está lembrando de nós. Estamos recebendo um Terminal onde as pessoas podem embarcar ou desembarcar sem se molhar nos dias de chuva e com um pouco mais de segurança. O sinal para nós é lindo porque como os veículos não obedecem a lombada que existe, com os faróis, se ele passar ele vai ser multado. Não é que o pedestre está com dificuldade em obedecer, nunca houve na cidade. Franco completa hoje 71 anos, nunca houve um farol, como ele vai poder obedecer? Então ele vai ter de ser educado para isso. Vai acontecer com o tempo, se usando.

Silvana Marques – Parque Vitória. Essa mudança está ótima, o farol é que está difícil de acostumar, tantos anos sem farol em Franco da Rocha. Mas melhorou a cidade bastante, tá ótimo. Nossa, estou em Franco da Rocha há 28 anos, eu era da Freguesia do Ó. Tá linda, tá linda.

José Manoel de Souza – Vila Bela. Está 100% não só a inauguração do farol e do Terminal, como o da mobilidade da cidade, do centro, está ótima e eu falo com muita segurança porque eu tenho redução de mobilidade e tenho me dado muito bem com o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Estou muito feliz, muito contente mesmo. E o farol, o pessoal não está acostumado ainda, mas com o tempo todo mundo vai respeitar, pedestre e motorista.

(Texto: Selma Viana ; Foto: Ewerton Geniseli)