Vôlei, um saque para a saúde e um bloqueio para doenças

A prefeitura de Franco da Rocha tem feito um grande investimento em esporte para os munícipes. Exemplo deste trabalho é a construção do novo Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), segundo Ginásio Poliesportivo da cidade, o que beneficiará vários esportes dentro do município.

Entre tantas práticas esportivas fornecidos pela Secretaria Adjunta de Esportes, o Voleibol sempre foi uma das mais procuradas pelos munícipes.

Em Franco da Rocha, a modalidade conta com seis polos de treinamento em pontos diferentes da cidade: Escola Paulo Duarte, Parque Vitória; Escola Azevedo Soares, Pouso Alegre; Quadra, Parque Paulista; EMEB Luiz Simionato, Jardim Luciana; EMEB Vereador Luiz Alexandre, Jardim Bandeirantes; Ginásio Paulo Rogério, Centro.

O Voleibol do município tem uma turma de 230 alunos que participam de competições e festivais, buscando títulos e conquistas para o Franco da Rocha. O clube da Melhor Idade também recebe aulas de voleibol adaptado, com exercícios físicos realizados durante o esporte, o que ajuda os idosos reduzirem a possibilidades de doenças que aparecem na idade avançada, como a Osteoporose, (doença crônica em que os ossos tornam-se mais porosos e frágeis. Essa enfermidade atinge até 10 milhões de brasileiros acima dos 50 anos).

Janaina Jurado, Tamara Ferreira e Débora da Rocha são as professoras responsáveis pelos treinamentos. Todas trabalham com um treino intensivo, passando motivação e metas para que os atletas tenham a chance de se tornarem cada vez mais competitivos.

Conquistas:

No mês de outubro, a categoria masculina foi campeã com o Sub-19 e garantiu o terceiro lugar com o sub-15, ambas conquistas na Virada Esportiva do Estado de São Paulo – competição em que torna São Paulo o maior centro esportivo do mundo durante dois dias.
No próximo sábado (12) a equipe pré-mirim disputará a final da Copa Cajamar, que serve de preparação para os Jogos Regionais do ano que vem.

A professora Débora da Rocha declarou sobre o quanto é importante trabalhar o esporte na cidade, “Um dos principais objetivos do vôlei aqui em Franco da Rocha é trabalhar com as crianças que ficam na rua, além de desenvolver o trabalho com as que já querem seguir carreira do esporte, assim encontrando promessas. Trabalhando o social com as crianças teremos uma cidade melhor, tiraremos elas das ruas e também ajudaremos muitas as pessoas, para se prevenirem de possíveis doenças com os exercícios”.

Para mais informações sobre treinos, ou como participar, compareça ao CSU, na Rua Nelson Rodrigues, nº 101, no centro de Franco da Rocha, com os seguintes documentos:

-RG
-CPF
-COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
-2 FOTOS 3X4
-ATESTADO MÉDICO

Breve histórico do esporte:

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.

(Texto: Jorge Henrique Ramos)