Clara, a boneca e o quebra-nozes: uma adaptação do conto clássico infantil Quebra-Nozes

O Ginásio de Esportes Paulo Rogério, recebeu nos dias 11 e 12 de dezembro, o VI Espetáculo de Dança, com a apresentação de “Clara, a boneca e o quebra-nozes”, que foi realizada em uma parceria entre o Núcleo de Dança Mariana Santos e a Secretaria Adjunta de Esportes.

O espetáculo se passa em uma noite de natal, onde Clara, interpretada por Suelen Miranda de 14 anos, recebe como presente de sua mãe, Mara Sandra Cordeiro, um boneco quebra-nozes em forma de soldado. Porém, seus primos com ciúmes escondem o brinquedo.

A mãe, ao ver a tristeza de sua filha, decide dar de presente a ela uma boneca, Lívia Helena, que parece real e se transforma em sua melhor amiga. Mas um dos primos de Clara, devolve o soldadinho. A menina, emocionada, abandona sua boneca, que volta a ser um brinquedo esquecido. Quando Clara cai no sono, viaja em seus sonhos por mundos encantados de brinquedos, doces e deusas.

Nos bastidores da peça, Suelen, que interpretou a personagem principal, falou um pouco sobre sua atuação: “fiquei muito feliz, pois a professora me escolheu para um papel tão grande. Acho que se você fizer com carinho e amor, tudo dá certo.”

Apesar de estar um pouco nervosa, “Clara” falou sobre como se sente ao atuar em um espetáculo como esse: “a apresentação é uma maneira de expressar meu amor pela dança, faz 8 anos que danço e quero crescer como dançarina.”

Antes da apresentação, a Coreografa e Professora, Mariana Santos, destacou a importância do evento, tanto para a cidade, quanto para as alunas: “a importância para o município é que um evento como esse serve de fortalecimento cultural, e a oportunidade de um espetáculo desse é bom para as alunas que estão dançando, pois é uma realização delas apresentar na cidade onde vivem, para todos, é o espaço delas, e estão se sentindo em casa, mais acolhidas”.

Mariana ainda ressaltou: “esse é o sexto espetáculo que o Núcleo de Dança realiza, e é a primeira vez que fazemos na cidade, sempre fizemos fora, nunca consegui realizar aqui, nunca tínhamos tido a oportunidade, era tudo muito difícil e neste ano pudemos trazer para cá”.

Para um dos organizadores, Marcos Santos, esse evento é uma forma de difundir a cultura, onde se expõe o trabalho e dá oportunidade para que outras pessoas possam assistir o que tem na cidade, já que muitos não tem conhecimento.

O prefeito Kiko e a primeira-dama, Paula Barreto, assistiram ao espetáculo na sexta, primeiro dia da apresentação.

Texto e foto: Lucas Cardoso

Veja imagens