Fábrica de Brinquedos: Formaturas dos alunos do 5º ano teve início nesta segunda-feira

A alegria ficou estampada no rosto de mais de 200 crianças que estavam presentes no Ginásio de Esportes Paulo Rogério Seixas, no evento de abertura em comemoração ao Encerramento 2015 da Educação Infantil – 5º ano (Ensino Fundamental) e Educação de Jovens e Adultos.

O colorido tomou conta do ginásio que estava enfeitado para receber as crianças. No local, a emoção dos pequenos alunos da EMEB Adauto Estevam de Miranda Silva contagiava o público presente e os pais compareceram em peso, lotando as arquibancadas do local.

Com o tema Fábrica de Brinquedos, as professoras foram chamadas de “Construtoras”, em uma história narrativa que foi direcionando o evento e, os gestores, foram denominados “Imaginários”.

Antes de receber um livro de literatura infantil e o certificado como forma de recordação, as crianças fizeram apresentações de dança e também cantaram. Entre as presentes na lista de música estavam “Brincadeira de Criança”, “Criança não Trabalha”, “Não se Reprima” e “Carro-Céu”.

Ao lado da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Renata Celeguim, o prefeito de Franco da Rocha Kiko, saudou o trabalho dos professores e comentou sobre a mudança que estão por vir na vida dos pequenos munícipes franco-rochense. “As crianças estão começando uma nova etapa, nova fase, onde serão acompanhados por professores e gestores que vão acolher todos com muito carinho. Eles estão crescendo e desenvolvendo. É muito importante ressaltar também a participação dos pais, responsáveis no processo de educação das crianças que não é só dentro da escola, mas sim, de cada família”.

A professora Cecilia Santana, de 43 anos, falou sobre a satisfação em trabalhar com as crianças do nível II. “É muito gratificante saber que foi um ano proveitoso, que as crianças estão felizes e que estão ingressando em uma nova jornada, em um próximo ciclo. A gente pega eles no nível II e acompanhamos o crescimento. Fazemos parte da vida deles. É muito importante esse momento para todas as crianças, pois registra uma transição”.

Pai de E.N.O, Leandro Nascimento Oliveira, de 32 anos, destacou a qualidade de ensino recebido pelo seu filho e a emoção em vê-lo formando. “É muito gratificante, você batalhar junto à criança durante todo o ano, acompanhando todo o processo e, chegar nesta data, ver ele formando junto com os coleguinhas é bom demais. Ele tem desenvolvido bastante na escola, aprendido muita coisa, surpreendendo nós no dia a dia. Estou satisfeito com o ensino que ele recebeu”, finalizou.

A equipe de funcionários da Secretária de Educação estiveram em peso e ajudaram na organização do evento, para marcar na memória das crianças esse dia tão especial para as crianças.

Ao longo desta segunda-feira (14), as EMEB´S Clarice Lispector, Francisco de Paula Brandão, Ana de Souza Casimiro, terão alunos formandos e, durante a semana, mais doze escolas passarão pelo ginásio.

(Texto e Foto: Ewerton Geniseli)

Veja imagens