Fábrica de Brinquedos: Último dia de formaturas do 5° ano da Rede de Ensino Municipal

No Encerramento 2015 da Educação Infantil – 5º ano (Ensino Fundamental) e Educação de Jovens e Adultos, 190 crianças da EMEB Teresa Barqueta fizeram homenagens na última sexta-feira (18).

As crianças se apresentaram ao som da música “Vem brincar” (Turma do Chaves) com todos a caráter, cantaram e transformaram o Ginásio Paulo Rogério na conhecida vila da série infantil.

Os pequenos retratavam a importância de um brinquedo na vida de qualquer criança em um trecho que dizia, “Todo menino adoraria viver na loja, que bom seria viver sonhando, sem dor, sem medo aproveitando cada brinquedo, coisas grandes, pequeninas pra meninos e meninas, tudo serve quando é hora de brincar.”

Após emocionar a todos com a apresentação do “Menino Chaves”, os “formandos de primeira viagem” homenagearam os pais com a música “Crianças” (Grupo Carrossel) e cantavam, “Vem aqui pra fazer parte desse momento de alegria, o importante de verdade é só a sua companhia.”

Após o término da comemoração, a Gestora do Núcleo de Gestão Pedagógica, Marilene Dantas, ressaltou o quanto o evento foi importante durante os cinco dias de festas, “Foi gratificante, vimos os trabalhos realizados pelas escolas ao longo do ano, e nesse projeto em especial, falamos o quanto a infância e as brincadeiras é muito importante e significante para os alunos. Além de garantir o aprendizado, temos que garantir as necessidades delas, brincando e resgatando culturas.”

O tema “Fábrica de Brinquedos”, foi o que motivou o desenvolvimento dos projetos didáticos nas escolas municipais durante o ano de 2015 e retratou o trabalho dos educadores mostrando que é possível aprender brincando.

A professora Roseane Prado, de 28 anos, ajudou as crianças em todas coreografias e com a alegria no olhar, falou sobre o evento e o que espera para o futuro dos seus pequenos aprendizes, “O tema Fábrica de Brinquedos traz um grande aprendizado para as crianças, porque é a vivência da educação infantil. Para nós é muito importante trabalhar com as crianças pois através dos brinquedos e das brincadeiras, eles constroem conhecimento para que um dia possam ser médicos e professores”.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Renata Celeguim, desejou um ótimo ano a todos presentes e uma boa sorte para todas as crianças que iniciarão uma nova etapa na vida acadêmica, “Desejo a todos um ano muito legal, nunca se esqueçam dos conselhos passados pelas professoras e que essa festa fique marcada na vida de cada um de vocês, agradeço a todos professores e funcionários das escolas que participaram deste trabalho”.

Durante à tarde
No período da tarde, cinco escolas realizaram apresentações deixando pais e familiares orgulhosos. Alunos da escola EMEB Alekssandra Aparecida Siqueira da Silva vestindo camisas do seu time favorito, dançaram ao som da música “Pais do futebol”, agitando a galera com uma coreografia bastante animada e com piruetas no ar.

Veja imagens

(Texto e foto: Jorge Henrique Ramos)