Entenda como os pôlderes vão evitar as enchentes em Franco da Rocha

A prefeitura de Franco da Rocha está empenhada em resolver as questões de enchentes que sempre atingiram o município. Nesta segunda-feira (21), em parceria com o Governo do Estado, foram inaugurados dois pôlderes, que vão armazenar as águas do Ribeirão Euzébio e do Rio Juqueri, em dias de fortes chuvas.

Esses pôlderes são estruturas hidráulicas para controle de enchentes em pontos baixos, compostas por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas, o que evita o transbordamento dos rios.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana, Eduardo Martins, explicou como funciona o sistema de bombeamento, mecanismo que evita que a cidade fique submersa, como aconteceu da última vez em 2011. “Cada captação dessa, feita na cidade, trasporta a água para os seus reservatórios correspondentes e, nesse reservatório, a água é bombeada para a junção do Ribeirão Euzébio com o Rio Juqueri.

Martins conclui que esse sistema é acionado quando o município recebe um grande quantidade de chuva, que aumenta consequentemente o volume dos rios, enchendo assim os reservatórios. Porém, quando o volume dos rios diminui, as águas armazenadas são devolvidas, evitando assim as enchentes na cidade.

O Pôlder Ribeirão Euzébio, em frente ao colégio Benedito Fagundes Marques (BEFAMA), tem 1.600 metros de extensão e armazena 2,5 mil m³ de água, tendo quatro bombas com capacidade para transportar até 600 l/s.

Já o Pôlder Rio Juqueri, tem um quilômetro de extensão e pode acumular até 4 mil m³, também tendo quatro bombas para transportar até 600 l/s.

(Texto: Ewerton Geniseli ; Foto: Orlando Junior)