Não são registradas enchentes com as fortes chuvas que atingiram Franco da Rocha no fim de semana

Quem estava em Franco da Rocha, no último sábado, pôde ver uma forte pancada de chuva que atingiu todo o município. Caíram ao todo 58 milímetros de água em um curto espaço de tempo.

Mesmo com as fortes chuvas, não houve enchentes, mas apenas pontos de alagamento que não impossibilitaram o tráfego de veículos, mostrando que o sistema de drenagem funcionou.

Durante a inauguração dos pôlderes, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) e faz parte do sistema de combate às enchentes na cidade, o prefeito Kiko falou sobre a chuva que ocorreu no final de semana e ressaltou que não houve transtorno. “No sábado, choveu um terço do que era esperado para o mês todo de dezembro em duas horas. Tivemos problemas mínimos e comemoramos por isso. O ponto de alagamento que teve no Terminal Leste de ônibus foi porque lá perto tem um morro, uma inclinação de uns 30 graus, que vira uma cachoeira no ápice da chuva. Mesmo assim, fiquei muito feliz porque no domingo da manhã, nós não precisamos colocar nenhum funcionário na rua pra limpar barro de enchente. Eu não soube de um comerciante que teve seu comércio avariado por causa de alagamento ou até mesmo de um cidadão que deixou de ir e vir por conta da rua intransitável. Em outros tempos, a cidade estaria debaixo d’água até agora. Estamos superando os problemas”.

O Secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade Urbana, Eduardo Martins, reforçou a fala do prefeito. “Foi o momento da chuva com um grande volume de água, porém a água escoou em questão de minutos, o que não acontecia antes. Foram 58 milímetros de chuva em Franco e se caísse essa quantidade de água antes, com certeza, teríamos enchente”, afirmou.

Kiko também falou sobre o acionamento dos pôlderes e destacou o novo tempo que vive a cidade. “Esse sistema não estava funcionando ainda (no sábado), começou a funcionar a partir do momento que o governador ligou a bomba. Nesse novo tempo, o que nós temos que mostrar pra nós mesmo é não só a perspectiva que a cidade conseguiu resolver o problema de enchente. Vários outros investimentos na área da saúde, habitação e educação estão acontecendo, resgatando a autoestima dos franco-rochenses”.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)