Capoeira e seu gingado pela liberdade

Assim como outros esportes, a capoeira é uma representação artística que une dança e arte marcial e carrega em suas raízes a busca dos escravos negros brasileiros pela liberdade. Mesmo após a abolição da escravidão em 1888, a capoeira ficou proibida até a década de trinta por ser considerada uma forma de subversão.

Em Franco da Rocha, a modalidade conta com 80 alunos que fazem parte dos quatro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), 15 alunos com deficiência intelectual, 8 alunos do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 60 alunos participantes do projeto pessoal do mestre Costinha, que tem mais de 25 anos de atuação.

No ano passado, a equipe que leva o nome de Franco da Rocha, participou dos Jogos Regionais de Taubaté, realizado em julho de 2015, onde conquistou o terceiro lugar no feminino.

O mestre e técnico de capoeira, Claudemir Ramos, conhecido como Mestre Costinha, falou um pouco sobre a modalidade: “O pessoal da comunidade gosta, a capoeira é um esporte que evoluiu e nasceu da necessidade de liberdade, o aluno aprende a se socializar. Você leva conhecimento, isso ajuda a formar o cidadão e trabalhar o corpo”.

Mestre Costinha ainda relatou sua experiência com o esporte: “Eu sou mestrando com 51 anos de idade, comecei a praticar tarde e por impulso. Hoje sem ela nem sei onde estaria, ela traz saúde e é um mecanismo de educação. Se você estiver estressado e fizer capoeira ficará mais tranquilo. Ela é esporte, cultura e lazer, além de ser um modo de conhecer a cultura brasileira”.

Durante 2015, alguns eventos como o Franco em Ação e o Franco Axé contaram com apresentações de capoeira, que levaram um pouco da modalidade para os franco-rochenses. Além deles, outras cerimonias como a 1ª Troca de Cordões dos Grupos de Capoeira do CRAS, que atraiu cerca de 150 pessoas, serviram de incentivo e atrativo para os praticantes.

Um dos projetos que o Mestre Costinha pretende desenvolver é o “Capoeira Sangue Bom”, que tem por objetivo incentivar os alunos a doarem sangue e mostrar que a capoeira pode fazer a diferença.

A capoeira, que simboliza a luta dos negros brasileiros contra a escravidão e foi retratada por romancistas como Jorge Amado, e que somente após várias décadas se tornou um esporte nacional brasileiro, representa essa combinação de cultura, esporte e lazer, que serve de instrumento na formação do cidadão e reforça as origens culturais do Brasil.

(Texto: Lucas Cardoso)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).