Do “terrão” ao estrelato: A arte de descobrir talentos é a sina do futebol

O futebol é uma das modalidades esportivas mais populares do mundo e uma das mais praticadas no Brasil. A forma de jogo, que é simples, foi um dos motivos que atraiu as pessoas para jogarem.

As crianças começam a ter o primeiro contato com o futebol logo cedo, às vezes nas quadras ou na própria rua, quando colocam chinelos no chão, ou blocos para formarem o famoso golzinho.

Em Franco da Rocha a modalidade conta com 100 atletas em nível de competição e 150 estão atualmente treinando e aprendendo os fundamentos na escolinha, que fica no campo dentro do Hospital Juqueri.

Quando disputam competições, esses atletas têm uma boa visibilidade e podem sair do município para defender um grande time, ou ir direto para fora do país.

Foi o que aconteceu com Samuel Jesus, zagueiro que começou a trabalhar na base de Franco da Rocha e hoje atua no futebol asiático. Nunes, atacante do Botafogo de Ribeirão Preto é outra cria do município e se destacou nas passagens pelo Bragantino e Santo André. O atleta de 33 anos já foi até para o Oriente Médio, quando atuou pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita.

Além dele, Rafael Vaz atualmente é zagueiro do Vasco e jogará a Série B do Campeonato Brasileiro. Rayan foi goleiro do Linense nesta edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Dener é meia e defende as cores do tradicional Juventus da Mooca.

Responsável por descobrir e preparar os garotos do Sub-17 e Sub-19, Francisco Gonçalves Oliveira, mais conhecido como Chico, falou sobre essa arte de encontrar talentos. “Sempre recebo bons jogadores das categorias anteriores e trabalhamos o mais importante, que é a pessoa. É bom ser atleta, mas o importante é você ter um atleta homem, com princípios”, afirmou.

Para formar esses jogadores, Chico conta com a ajuda dos técnicos Arthur e Márcio, que comandam os times Sub-13 e Sub-15 respectivamente e começam a preparar os meninos logo cedo.

Competições
Em 2015, o futebol de Franco da Rocha foi campeão do torneio de Mairiporã, com a equipe Sub-17 e também se consagrou no Sub-19 do Campeonato de Jundiaí, quando ergueu a taça. Além deles, o time foi terceiro colocado no torneio da Associação do Estado de São Paulo. Nos Jogos Regionais, a equipe conseguiu a quinta colocação. Além dessas competições, também houve no ano passado o Campeonato Municipal de Franco da Rocha, que teve o SAVE (Sociedade Amigos da Vila Elisa), como campeão da primeira divisão e o S.C Camarões, como campeão da segunda.

Expectativa
Para este ano, o técnico Chico traçou meta ousada, quer ser campeão dos Jogos Regionais para poder disputar automaticamente os Jogos Abertos do Estado de São Paulo. O treinador também falou sobre as outras competições que o time vai jogar ao longo de 2016. “Estaremos nos Jogos Abertos da Juventude com o Sub-18. Disputaremos a Associação Paulista de Futebol com o Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19. Também jogaremos no Campeonato Dente de Leite, com as categorias 13, 15 e 17 e nos Jogos Abertos com o Sub-20”.

O que é bom pode ficar ainda melhor com o Parque da Cidade!
Franco da Rocha receberá o primeiro Parque da Cidade e contará com um campo de futebol adequado para a prática do esporte. Além dele, terá a Quadra do Jardim Cruzeiro e o Campo do Lago Azul, que estão sendo reformados e o Campo do SAVE (Sociedade Amigos da Vila Elisa), que já recebeu o gramado. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) será um ginásio poliesportivo que também ajudará na busca por novos talentos.

Empolgado, Chico projetou uma evolução no futebol de Franco da Rocha. “O campo que teremos no parque vai ser melhor, mais adequado para jogar. Sofríamos muito em dias de chuva e creio que agora não teremos mais esse problema. Vamos ter espaço para treinar, o que deve melhorar o desempenho dos nossos atletas”, finalizou.

(Texto: Ewerton Geniseli)