Toques rápidos para o futuro do futsal

Crianças e jovens colocando “travinhas de gol” improvisadas na rua para jogar bola, faz parte da cultura da maioria dos brasileiros. Esse ato de diversão pode explicar a agilidade e habilidade, com jogadas e toques rápidos dos meninos no Futebol de Salão. Olhando por um ponto técnico, a rua remete a escassa largura de 15 a 25 metros de uma quadra de Futsal.

Em Franco da Rocha, o Futsal é uma fonte de promessas para o esporte: 650 atletas treinam em oito polos esportivos espalhados pela cidade, tendo como principal ponto de treinamento o Ginásio Paulo Rogério de Freitas.

Em 2016, mais dois novos polos serão acrescentados, com a reforma da quadra azul no Jardim Cruzeiro e a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Chácara São José.

As conquistas em 2015 foram significativas, a categoria principal de Franco da Rocha conquistou o 3º Lugar nos Jogos Regionais, título da Copa Bifarma SP e se tornou bicampeã do Campeonato Metropolitano, competição realizada pela Federação Paulista de Futebol de salão (FPFS).

Os meninos do sub-17 conquistaram o 3º Lugar do Campeonato Municipal de Franco da Rocha.

Expectativa
Em 2016 o trabalho será intenso visando trazer mais títulos para cidade, as equipes de competição das categorias menores disputaram o Campeonato Metropolitano e Estadual, ambos organizados pela FPFS. A categoria principal disputará os Jogos Regionais.

Atualmente o esporte conta com sete treinadores em Franco da Rocha. Leonardo Ferreira, professor das categorias sub-14, sub-16 e sub-17, falou sobre os dois principais quesitos do esporte na cidade, o social e o competitivo. “No social, faz com que a criança ou adolescente pratique um esporte com regras, objetivos e disciplinas em prol da sociedade mais civilizada. No competitivo, os atletas levam o nome da nossa cidade para todos os cantos do estado, também com intuito de ser uma das portas de entrada para se tornar um atleta profissional do Futsal no cenário regional, estadual e nacional.”

Do sonho de criança à realidade
As oportunidades para a carreira profissional, citadas pelo professor Leonardo, apareceram para Dener Soares, de 18 anos, franco-rochense que hoje joga profissionalmente pelo Clube Atlético Juventus.

Dener treinou com a equipe de futsal de Franco da Rocha durante toda a infância, desde os nove anos até 2012, que após fazer um bom Campeonato Metropolitano recebeu proposta de grandes clubes como Palmeiras, São Paulo, Portuguesa e Audax (campo). Na ocasião o jogador optou pelo Palmeiras, onde permaneceu por dois anos, tornando-se vice-campeão do Campeonato Estadual e recebeu a bola de ouro de melhor jogador da sua categoria.

Dener ressaltou o quanto foi importante o futsal de Franco da Rocha para sua carreira. “Só tenho a agradecer ao Futsal de Franco da Rocha e a todos que trabalhei aqui, desde pequeno me deram oportunidade e confiaram em mim e sem trabalhar com professores como o Léo, Vander, Tiago e entre outros, não teria chegado onde cheguei.”

Texto: Jorge Henrique Ramos