Prefeito Kiko participa de apresentação do Programa Família Paulista

Na tarde desta quinta (21) o prefeito Kiko participou de reunião técnica para apresentação do “Família Paulista”. O objetivo do programa, que inicialmente será implantado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social em 28 municípios da Região Metropolitana, é implementar ações intersetorial, com envolvimento de setores da sociedade civil, para o desenvolvimento social de famílias em extrema pobreza.

As cidades foram selecionadas devido ao alto número de pessoas consideradas extremamente pobres, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de políticas de assistência social, as atividades implantadas dariam prioridades às áreas de educação, saúde, habitação e trabalho e renda para a construção de uma agenda focada nas necessidades de cada família.

De acordo com a coordenadora do programa, Ligia Pimenta, os principais critérios para o atendimento é que a família esteja cadastrada em algum dos programas de transferência de renda e que tenha um ganho mensal per capita menor ou igual a R$ 77. “A previsão é que em Franco da Rocha quase 1.236 famílias sejam atendidas”, informou Ligia.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Franco da Rocha, Ana Maria Ribeiro, a reunião reforça as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na atual gestão. “De novo, nós voltamos a falar que o trabalho tem de ser intersecretarial. E quando nós visitamos a família nas nossas unidades, é a construção desta agenda que tem de ser feita e, com ela, buscar os demais parceiros que temos. Acho que a Ligia veio trazer hoje para mim o fechamento daquilo que há três anos faço, faço e busco. Só que a intersetorialidade nos faz ainda galgar muitos espaços.

Também participaram do encontro o prefeito Kiko, a secretária de Educação, Renata Celeguim, o Diretor da Proteção Social, Raphael Cruz Lima, a Diretora de Habitação, Ana Carolina, e representantes de entidades sociais.

Texto: Selma Viana