Secretaria de Saúde promove encontro para ampliar o combate ao Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde de Franco da Rocha, junto com a Diretoria de Vigilância em Saúde e o Setor de Controle de Vetores, realizou na manhã desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal, “Encontro Ampliado”, com o intuito de instituir parcerias dentro das secretarias municipais e sociedade civil na luta contra o Aedes Aegypti.

Na reunião foram abordados assuntos como: conscientizar a população para a necessidade do controle de proliferação do Aedes Aegypti, alertar os munícipes sobre a importância das ações coletivas e da responsabilidade de cada cidadão, transmitir à população o conhecimento necessário para o combate ao mosquito e ampliar o número de parceiros na criação de uma rede de combate ao vetor.

Durante o encontro, também foram apresentados os modos de prevenção e proliferação do vetor, além de orientações sobre os sintomas gerados pelo vírus da dengue, chikungunia e zika vírus, que são transmitidos pelo Aedes aegypti.

A Diretoria de Vigilância e Saúde, Dione Aparecida Lins, falou sobre o encontro: “Isso é uma sala de situação municipal. Já existe a regional, que é realizada uma vez por mês, em parceria com o estado e outros quatro municípios da área de abrangência. Agora, foi instituído no nosso município essa sala de situação, para discutir os casos de dengue na região e estamos tentando angariar parcerias no combate contra a dengue, com a educação, infraestrutura, meio ambiente, etc., para que consigamos combater de fato o vetor.”

Para ela, o trabalho conjunto se faz necessário para a efetiva luta contra o vetor. “Se não houver parcerias, não conseguiremos chegar a um denominador comum”.

Saiba quais são os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e conheça os sintomas das três doenças

Veja imagens do encontro