Viva Vila faz parceria com a prefeitura de Franco da Rocha para um carnaval melhor

A Associação dos Moradores e Amigos da Vila Ramos, mais conhecida como Viva Vila, uni forças com a Secretaria Adjunta de Cultura de Franco da Rocha para a realização do Carnaval da Família 2016, na Praça Antônio Teixeira.

As festas carnavalescas passarão por quatro dias no bairro, que ganhou fama na cidade por resgatar o tradicional carnaval brasileiro, desde 2011, quando aconteceu o primeiro evento.

Em sua 6ª edição, o carnaval na Vila, acontecerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro, a partir das 16h, onde o bairro ganhará mais alegria com o Carnaval da Família.

Durante todos os dias de festa, o evento será realizado na tradicional Praça Antônio Teixeira, fundada em 1985.

O carnaval será à moda antiga, com marchinhas e músicas ao vivo, atraindo as famílias e tornando o ambiente mais alegre.

A programação musical será realizada pela Banda da Vila, composta por músicos moradores da Vila Ramos e pessoas com uma ligação forte com o bairro, e Bloco da Casa Antiga. .

História e trabalhos da Viva Vila

A Viva Vila foi fundada em agosto de 2010, tem como objetivo resgatar a cultura da década de 80 no bairro, cuidando da praça e realizando evento entre os munícipes com um trabalho coletivo.

A sede fica localizada na Av. Governador Mario Covas, 10, na Vila Ramos, em um espaço cedido pela prefeitura de Franco da Rocha.

Essa parceira é essencial para o desenvolvimento da Vila, segundo Eda Gomes Lambert, moradora da Vila Ramos há 60 anos. Hoje presidente da Associação e com 70 anos, Eda ressaltou a importância do trabalho coletivo com a prefeitura, “Todo trabalho comunitário é importante para qualquer bairro ou município, seja ele entre os moradores e o poder público, quando há essa parceria os dois lados ganham, colaborando para o desenvolvimento da cidade.”

Fora o carnaval, a Viva Vila também realiza eventos como a festa junina, onde é montado barracas típicas ao redor da praça, aderindo o clima caipira com os trajes coloridos, o que torna a festa ainda mais bonita, trazendo lembranças do interior paulista.

A festa de Natal é um trabalho importante, também realizado pela Viva Vila, onde os moradores realizam um cortejo alegre, desfilando pelas principais ruas do bairro e cantando melodias natalinas.

(Texto: Jorge Henrique)