Prefeitura levou mais saúde ao Jardim Alice no sábado

No último sábado, a equipe de Saúde da prefeitura de Franco da Rocha realizou uma ação no Jardim Alice, com o objetivo de levar os serviços do setor aos bairros mais carentes e distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na van e no ônibus estacionados próximos à rua Maria Regina Ortiz de Camargo, os moradores podiam fazer avaliação odontológica, coleta de papanicolau, teste rápido para AIDS, sífilis e hepatites virais. Com exceção da BCG, a população também podia tomar vacinas contra gripe e HPV, por exemplo. Outro serviço oferecido era a emissão do cartão SUS, o que levou Maria do Socorro, a primeira munícipe a ser atendida, ao local. “Além do serviço estar mais próximo, o bom é que durante a semana não temos tempo. Assim fica muito prático”, comentou.

Embora não houvesse atendimento médico, a doutora, Solange Alvarez Sanchez, integrante do Mais Médicos, estava a postos para eventuais demandas.“A ação melhora a acessibilidade da população ao serviço de saúde. E um diagnóstico precoce dá condições de fazer um tratamento precoce e evitar complicações de uma doença”, pontuou.

Todos nós contra a dengue

Os agentes de vetores, Elisangela Araujo e Marcos Vinicius, integraram a equipe de trabalho no Jardim Alice. Dentro do programa “Casa a Casa” os dois visitaram 34 casas da região para vistoria e orientação aos moradores sobre medidas de prevenção de combate ao mosquito Aedes Aegypti; em duas delas foram retiradas amostras com larvas. Ao final da inspeção, as residências recebiam um selo indicativo de que o local foi vistoriado. “Entre as principais orientações, Elisangela explicou que as caixas d’água deviam estar sempre fechadas e que a água reaproveitada da chuva também merece cuidado.”É bom usar água sanitária para afastar o mosquito. A medida ideal é de 10 ml para cada 100 litros”. Elisangela alerta que o recipiente deve ser lavado com frequência com uma bucha, para tirar o limo que se cria e que vira criadouro do mosquito. “E a água sanitária tem de ser colocada uma vez por semana também. Já a água que sai da máquina de lavar não precisa destes cuidados”.

Com exceção das datas em que acontecerão o Franco em Ação, o serviço de saúde nos bairros será realizado todos sábados. No sábado de carnaval é a vez de levar mais saúde aos moradores do Parque Montreal.

A ação em números

Papanicolau: 13
Vacina: 16 doses
Cartão SUS: 15