Diálogo deliberativo discutiu questões de mortalidade materna

Na tarde da última quarta-feira (03) foi realizado em um dos prédios do Complexo Hospitalar do Juqueri, o diálogo deliberativo, para a discussão sobre a mortalidade materna, em uma parceria da prefeitura de Franco da Rocha com Governo de São Paulo.

O objetivo do encontro foi a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde, que é um centro de pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde, e contou com a participação de gestores e profissionais de saúde da cidade e dos responsáveis pelo estudo, e teve como tema a redução da mortalidade materna.

A pesquisa, realizada a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, foi um trabalho de busca, feito a partir de estudos na literatura internacional e nacional, de experiências com ações que foram desenvolvidas para reduzir a mortalidade no período de gravidez, desde o pré natal, até o tempo de recuperação após o parto..

A médica e pesquisadora do Instituto, Sônia Venâncio, falou sobre os dados: “Apresentamos para os gestores e profissionais de saúde do município, os resultados e a partir daí eles definirão quais ações são mais adequadas frente a realidade da população da cidade”.

Ela ainda comentou sobre a pesquisa: “o trabalho consiste em uma busca por evidências científicas de ações que podem ser implantadas no município, e que são efetivas para combater e reduzir a mortalidade materna. O diferencial dela, é que ao invés da gestão municipal pensar sozinha no que poderia ser realizado para diminuir a mortalidade, nós trazemos um material que já testou várias ideias e mostra o que deu certo ou não”.

Com os resultados, a Secretaria Municipal de Saúde poderá desenvolver com maior efetividade ações que contribuirão para a diminuição dos índices de mortalidade materna.

O encontro continua nesta quinta-feira onde os pesquisadores apresentarão estudos realizados sobre a diabetes.

Texto: Lucas Cardos