Com aproximadamente 50 pessoas, mais um “Encontro Ampliado” marca o combate ao Aedes aegypti em Franco da Rocha

Na manhã desta quarta-feira (09), foi realizado na Câmara Municipal de Franco da Rocha, o “II Encontro Ampliado”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de demonstrar as ações organizadas pelos setores da saúde e pelos parceiros para ampliar o combate ao Aedes aegypti. O evento contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas.

Em cada encontro, a secretaria busca conscientizar as pessoas da necessidade do controle da proliferação do Aedes aegypti, alertar a população da importância de ações coletivas e da responsabilidade de cada cidadão, além de levar a todos o conhecimento no combate ao mosquito e ampliar o número de ações conjuntas.

Um dos principais parceiros é a Secretaria Municipal de Educação, que tem realizado um trabalho de conscientização com as crianças nas EMEB’s do município. A exemplo disso, no dia 4 de março, os alunos do período da manhã e da tarde, da EMEB Arnaldo Guassieri, localizada na Vila Lanfranchi, realizaram uma caminhada pelo bairro para conversar com os moradores da região sobre o combate ao mosquito.

A atividade foi organizada pela direção da escola e contou com a participação dos professores e dos pais dos alunos. Durante o passeio, as crianças distribuíram panfletos, carregaram cartazes e recolheram possíveis criadouros por onde passaram.

Outro trabalho realizado pelo setor de vetores no combate ao mosquito, é a operação Casa a Casa, feita em diversos bairros da cidade, que tem por objetivo vistoriar as residências para verificar possíveis criadouros e conscientizar a população.

No último sábado (05), uma ação como essa, realizada em algumas casas dos bairros Vila Ramos, Parque Vitória, Vila Machado e Parque Munhoz, levou 87 agentes de combate ao Aedes aegypti, na operação Casa a Casa e teve como conclusão do trabalho, a vistoria de aproximadamente 1853 casas, número acima do esperado pela equipe.

A Gestora do Núcleo de Zoonoses e Vetores, Carolina Santiago, falou sobre a importância das parcerias. “Elas têm surtido efeito, em relação ao ano passado, tivemos uma redução de aproximadamente 40% de casos de dengue no mesmo período”.

Segundo ela, essas atividades conjuntas têm sido boas para a cidade. “Nós conseguimos verificar junto ao setor de vigilância epidemiológica, que as ações do pronto socorro, das Unidades Básica de Saúde e o combate ao Aedes do setor de vetores, tem repercutido de maneira bem positiva aqui no município”.

Ao final da reunião, a responsável pela comunicação do setor de Vigilância Epidemiológica, Jussara Silva, destacou que precisamos continuar e intensificar o nosso trabalho, principalmente nesses dois meses, pois são de grande incidência de chuvas”.

A previsão é de que a terceira edição do encontro ocorra no dia 8 de abril. Vale ressaltar que a participação de todos na luta contra o mosquito é de grande importância, desde o ato da eliminar água parada até a denúncia de possíveis focos, que pode se feita de forma anônima pelo telefone 4800-5597.

(Texto e foto: Lucas Cardoso)