Evento homenageia aproximadamente 150 mulheres atendidas pelo CRAS

Mulheres atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Franco da Rocha tiveram uma tarde especial nesta quinta-feira (10), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

No local, as participantes assistiram a uma palestra com o tema “Relação de Gêneros – Por que ainda existe desigualdade entre homens e mulheres”, feita por Maria Cristina Pache Pechtoll, que é Diretora de Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Equidade de Gêneros, da Secretaria de Política para Mulheres, da Prefeitura de Santo André.

Durante o evento, uma das atendidas no CRAS Lago Azul, Elizandra Silva de 17 anos, criou e recitou um poema em homenagem as mulheres presentes. Em seguida, todas as participantes tiveram um momento de integração e puderam aproveitar uma tarde com muita pizza, tudo de forma gratuita.

Sirley Aparecida, 35 anos, frequentadora do CRAS Monte Verde, destacou seu sentimento após a palestra e as homenagens. “Nunca tinha vindo em um evento só para mulher e a gente merece uma tarde como essa”.

A homenageada de 35 anos também falou sobre o que é ser mulher. “Uma das melhores coisas que Deus fez no mundo foi a mulher. Sou mãe de seis filhos e é maravilhoso ser mãe deles. Mulher é guerreira, batalhadora e não desiste nunca”.

Ela também destacou que tinha que se deslocar para ser atendida no CRAS e que agora, com a nova unidade do Monte Verde, as coisas mudaram. “Frequentava antes no Parque Vitória, agora com o novo CRAS no meu bairro ficou ainda mais perto e mais fácil participar das atividades”, comemorou Sirley.

A palestrante Maria Pechtoll também destacou a receptividade das mulheres e reforçou a busca por direitos iguais. “Fiquei muito feliz de poder ter a oportunidade de falar com as mulheres de Franco da Rocha, elas foram muito receptivas. Vim trazer uma mensagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, para valorizar e abrir os olhos delas, de que temos que desconstruir essa sociedade machista para termos mais respeito, oportunidades e direitos na nossa sociedade. Foi um prazer estar aqui”, finalizou.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)