Parceria com universidade auxiliará na formação das coordenadoras do ensino municipal

Em paralelo ao projeto de formação em educação infantil, a prefeitura de Franco da Rocha iniciou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), que contará com a colaboração do doutorando em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Rodnei Pereira.

Em sua pesquisa, que está ligada a politica educacional do município, o doutorando estudará sobre a constituição da proposta realizada pelos educadores e fará uma análise do resultado e repercussão desse planejamento para o cotidiano escolar.

Ele conduzirá uma formação para os coordenadores escolares quinzenalmente.“A ideia é que em minha posição de pesquisador e representante da universidade, eu possa escutar as demandas e tentar mediar a construção de soluções para melhoria da qualidade das escolas.”

Por meio das conclusões tomadas será possível realizar diversas discussões com o intuito de agregar articulações e procedimentos que poderão ser tomados pelos coordenadores municipais dentro do âmbito escolar.

Segundo ele, a construção dessa proposta pode trazer diversas melhorias à educação na cidade. “Isso é inovador e tem de diferencial a construção das mudanças a partir dos próprios agentes educadores, pois em muitos casos, as propostas já vem prontas só para a execução, e aqui a ideia é tentar favorecer uma ação autônoma, cujo objetivo é o bem da comunidade, das crianças e das escolas.”

Texto: Lucas Cardoso