Franco da Rocha inicia campanha de vacinação contra o HPV em escolas municipais e estaduais da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última sexta-feira (18) uma campanha de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), em meninas entre 9 e 11 anos de idade, das escolas da rede municipal e estadual de educação.

A campanha de vacina do HPV, que agora faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde e que também integra a rotina das Unidades Básicas de Saúde, visitou no primeiro dia, cinco escolas da rede municipal de ensino, dos quinto e sexto anos.

O trabalho é realizado de forma intersetorial, promovido por uma parceria entre a equipe de vigilância epidemiológica e as equipes de vacina da prefeitura, onde serão visitadas diversas escolas da cidade, para que possam ser vacinadas uma média de 50 meninas por dia.

A vacina HPV é composta por quatro tipos do vírus Papiloma Vírus Humano, que protege contra o câncer de colo de útero e verrugas, que são os mais agressivos, e pode ser realizada também nos posto de saúde.

O esquema vacinal ocorre por meio de duas doses da vacina, onde a segunda deve ser tomada até seis meses após a primeira.

Sobre a doença:
O câncer de colo de útero é uma doença ocasionada pelos vírus do HPV, onde a mulher que se contamina e não realiza tratamento ao longo dos anos tem grande chance de desenvolver a patologia que pode levar desde a infertilidade até a morte.

As melhores formas de se prevenir contra o vírus é o uso de preservativos e a vacinação. Outro método de identificação precoce é a realização do Papanicolau de rotina que identifica precocemente esse vírus e permite o tratamento.

(Texto: Lucas Cardoso)